O mapa do turismo catarinense ganhou um reforço com a chegada do Vale dos Encantos, a 15ª região turística de Santa Catarina. O roteiro turístico foi lançado nesta quinta-feira (27), em evento no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O Vale dos Encantos reúne os sete municípios da Amvali com o objetivo de desenvolver o turismo na região de acordo com as realidades e especificidades locais. São eles: Corupá, Barra Velha, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre os roteiros estão a Ponte Pênsil, em Barra Velha; a Figueira Centenária, em Schroeder; o Morro Boa Vista, em Jaraguá do Sul; a Cachoeira do Guico, em São João do Itaperiú; a Cachoeira Oma Paula, em Massaranduba; e o Santuário Rã-Bugio, em Guaramirim. Conheça as sete maravilhas do Vale dos Encantos.

Continua depois da publicidade

Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul

A Chiesetta Alpina é um dos tesouros culturais e turísticos de Jaraguá do Sul. A construção é uma réplica da igreja italiana de mesmo nome, situada na região do Tirol, nos Alpes italianos.

A igrejinha fica no alto de uma colina e é cercada por uma paisagem exuberante, com vista para a Serra do Mar e Jaraguá do Sul.

A Chiesetta Alpina é palco de diversas celebrações religiosas, como missas e casamentos, além de receber visitas de turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Os turistas podem participar das missas ou apreciar a beleza da construção e da vista. O acesso ao local é pavimentado.

Estrada do Rio do Júlio, em Schroeder

A estrada, que liga as cidades de Schroeder e Joinville, é uma ótima opção para quem busca um passeio tranquilo e contato com a natureza. Durante o trajeto, é possível observar e respirar ar puro da exuberante vegetação da Mata Atlântica, bem como encontrar diversos animais típicos da região, como aves, capivaras e macacos.

Continua depois da publicidade

Ao longo da estrada, os visitantes também encontram diversas opções de lazer e entretenimento, como cachoeiras, mirantes, restaurantes e áreas para piquenique. Para os aventureiros, há ainda trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, que proporcionam uma experiência única de imersão na natureza.

Fogueira, em São João do Itaperiú

Localizada na Praça Raulino Reitz, no centro da cidade, a Fogueira é uma construção imponente, que pode ser vista de longe. Com mais de 30 metros de altura, a estrutura é feita de madeira, bambu e palha, e é decorada com bandeirinhas coloridas e luzes.

A Fogueira é acesa todos os anos no dia 23 de junho, dia de São João, santo padroeiro da cidade. Milhares de pessoas de toda a região se reúnem para assistir a cerimônia de acendimento, que é acompanhada por fogos de artifício e música ao vivo.

Além da festa junina, a Fogueira também é um local turístico durante o restante do ano.

Ilha do Grant, em Barra Velha

A Ilha do Grant é uma das mais belas atrações turísticas de Barra Velha. Localizada a cerca de 600 metros da costa, a ilha é um verdadeiro paraíso natural, com praias de águas cristalinas, coqueiros e uma rica fauna e flora.

Continua depois da publicidade

O acesso à Ilha do Grant é feito por meio de barcos. Durante o trajeto, os visitantes podem apreciar a vista da costa catarinense e sentir a brisa do mar.

Ao chegar na ilha, os visitantes podem desfrutar de um dia de relaxamento e diversão. As praias são perfeitas para nadar, mergulhar, praticar stand-up paddle e outros esportes aquáticos. Há também trilhas ecológicas, que levam os visitantes a pontos de vista incríveis da ilha e da costa.

Morro da Santa, em Guaramirim

O Morro da Santa proporciona uma vista panorâmica da cidade e da região ao seu redor e também oferece opções de lazer, como trilhas, rapel, escalada e voo livre. A região é muito procurada por praticantes de esportes de aventura, que encontram no morro um ambiente ideal para suas atividades.

Morro Santo Anjo, em Massaranduba

Com uma altitude de 710 metros, é um dos pontos mais altos da região, proporcionando aos visitantes uma vista panorâmica de toda a paisagem ao redor.

Continua depois da publicidade

A trilha para o Morro do Santo Anjo é necessária para chegar nos pontos altos do morro. São cerca de quatro quilômetros de caminhada até o topo, em uma trilha de dificuldade média, com trechos íngremes e de mata fechada.

Além da natureza exuberante, o Morro do Santo Anjo tem uma grande importância religiosa para os moradores da cidade, sendo um local de peregrinação durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa em honra ao padroeiro da cidade, São Roque.

Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá

A grande maravilha de Corupá, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, abriga o museu mais antigo em atividade de Santa Catarina, uma exuberante capela, belos jardins, cafeteria e espaço para lazer. As construções encantam pela arquitetura, em um fascinante prédio quase centenário, no qual é possível fazer um tour guiado e conhecer seu interior e suas histórias.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Moradores de Joinville reclamam de ruas sem iluminação pública: “Muito perigoso”

Nova lei em Joinville vai gerar multa de até R$ 19 mil para quem soltar fogos de artifício

Caixa de supermercado impressiona por semelhança com cantora Sandy em Joinville; veja fotos