O mapa do turismo catarinense ganhou um reforço com a chegada do Vale dos Encantos, a 15ª região turística de Santa Catarina. O roteiro turístico foi lançado nesta quinta-feira (27), em evento no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O Vale dos Encantos reúne os sete municípios da Amvali com o objetivo de desenvolver o turismo na região de acordo com as realidades e especificidades locais. São eles: Corupá, Barra Velha, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre os roteiros estão a Ponte Pênsil, em Barra Velha; a Figueira Centenária, em Schroeder; o Morro Boa Vista, em Jaraguá do Sul; a Cachoeira do Guico, em São João do Itaperiú; a Cachoeira Oma Paula, em Massaranduba; e o Santuário Rã-Bugio, em Guaramirim. Conheça as sete maravilhas do Vale dos Encantos.

Continua depois da publicidade

Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul

A Chiesetta Alpina é um dos tesouros culturais e turísticos de Jaraguá do Sul. A construção é uma réplica da igreja italiana de mesmo nome, situada na região do Tirol, nos Alpes italianos.

A igrejinha fica no alto de uma colina e é cercada por uma paisagem exuberante, com vista para a Serra do Mar e Jaraguá do Sul.

A Chiesetta Alpina é palco de diversas celebrações religiosas, como missas e casamentos, além de receber visitas de turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Os turistas podem participar das missas ou apreciar a beleza da construção e da vista. O acesso ao local é pavimentado.

Continua depois da publicidade

Estrada do Rio do Júlio, em Schroeder

A estrada, que liga as cidades de Schroeder e Joinville, é uma ótima opção para quem busca um passeio tranquilo e contato com a natureza. Durante o trajeto, é possível observar e respirar ar puro da exuberante vegetação da Mata Atlântica, bem como encontrar diversos animais típicos da região, como aves, capivaras e macacos.

Ao longo da estrada, os visitantes também encontram diversas opções de lazer e entretenimento, como cachoeiras, mirantes, restaurantes e áreas para piquenique. Para os aventureiros, há ainda trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, que proporcionam uma experiência única de imersão na natureza.

Fogueira, em São João do Itaperiú

Continua depois da publicidade

Localizada na Praça Raulino Reitz, no centro da cidade, a Fogueira é uma construção imponente, que pode ser vista de longe. Com mais de 30 metros de altura, a estrutura é feita de madeira, bambu e palha, e é decorada com bandeirinhas coloridas e luzes.

A Fogueira é acesa todos os anos no dia 23 de junho, dia de São João, santo padroeiro da cidade. Milhares de pessoas de toda a região se reúnem para assistir a cerimônia de acendimento, que é acompanhada por fogos de artifício e música ao vivo.

Além da festa junina, a Fogueira também é um local turístico durante o restante do ano.

Ilha do Grant, em Barra Velha

A Ilha do Grant é uma das mais belas atrações turísticas de Barra Velha. Localizada a cerca de 600 metros da costa, a ilha é um verdadeiro paraíso natural, com praias de águas cristalinas, coqueiros e uma rica fauna e flora.

Continua depois da publicidade

O acesso à Ilha do Grant é feito por meio de barcos. Durante o trajeto, os visitantes podem apreciar a vista da costa catarinense e sentir a brisa do mar.

Ao chegar na ilha, os visitantes podem desfrutar de um dia de relaxamento e diversão. As praias são perfeitas para nadar, mergulhar, praticar stand-up paddle e outros esportes aquáticos. Há também trilhas ecológicas, que levam os visitantes a pontos de vista incríveis da ilha e da costa.

Morro da Santa, em Guaramirim

O Morro da Santa proporciona uma vista panorâmica da cidade e da região ao seu redor e também oferece opções de lazer, como trilhas, rapel, escalada e voo livre. A região é muito procurada por praticantes de esportes de aventura, que encontram no morro um ambiente ideal para suas atividades.

Continua depois da publicidade

Morro Santo Anjo, em Massaranduba

Com uma altitude de 710 metros, é um dos pontos mais altos da região, proporcionando aos visitantes uma vista panorâmica de toda a paisagem ao redor.

A trilha para o Morro do Santo Anjo é necessária para chegar nos pontos altos do morro. São cerca de quatro quilômetros de caminhada até o topo, em uma trilha de dificuldade média, com trechos íngremes e de mata fechada.

Além da natureza exuberante, o Morro do Santo Anjo tem uma grande importância religiosa para os moradores da cidade, sendo um local de peregrinação durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa em honra ao padroeiro da cidade, São Roque.

Continua depois da publicidade

Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá

A grande maravilha de Corupá, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, abriga o museu mais antigo em atividade de Santa Catarina, uma exuberante capela, belos jardins, cafeteria e espaço para lazer. As construções encantam pela arquitetura, em um fascinante prédio quase centenário, no qual é possível fazer um tour guiado e conhecer seu interior e suas histórias.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Moradores de Joinville reclamam de ruas sem iluminação pública: “Muito perigoso”

Nova lei em Joinville vai gerar multa de até R$ 19 mil para quem soltar fogos de artifício

Caixa de supermercado impressiona por semelhança com cantora Sandy em Joinville; veja fotos