Jelly, Charles, Rihana, Xuxão e Malu são cinco dos 50 cães e gatos que aguardam por adoção no Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), em Blumenau. Muitos deles estão no local, situado no bairro Itoupava Central, esperando por um lar há anos.

Continua depois da publicidade

Para estimular a adoção, a prefeitura passou a organizar em um site fotos e informações sobre cada animal. Desde quando o trabalho começou, ao menos 31 bichos foram acolhidos por uma família. O número representa 58,4% de todos que receberam um lar ao longo deste ano, que até agora soma 53 adoções.

– O número de animais adotados refletiu em diminuição do número de animais residentes no Cepread, o que resultou em melhoria do bem-estar animal, em função da diminuição da superlotação na unidade e, é claro, redução direta no custo de manutenção dos animais – afirma Tânia Fortunato, diretora do Centro.

Decisão com responsabilidade

Apesar das ações e campanhas voltadas à adoção dos animais, a responsável pelo órgão reforça que ter um bichinho não deve ser uma decisão tomada por impulso. Muitas questões precisam ser levadas em conta para que seja possível decidir assumir a responsabilidade.

Continua depois da publicidade

– Amor e carinho são fundamentais, mas não são as únicas necessidades de um ser vivo – argumenta Tânia.

A diretora elenca alguns tópicos que precisam ser observados na hora de decidir por adotar (confira na tabela). Os interessados em adotar podem consultar os animais no site. O atendimento no Cepread é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O endereço é Rua Curt Klein, 150, no bairro Itoupava Central. Em caso de dúvidas e esclarecimentos, o cidadão pode ligar para o telefone (47) 3323-8902.

Leia também

::: Como se preparar para ter um bicho de estimação

::: Neném, o guardião do Morro do Cachorro