Alimentos de encher os olhos, tecnologias avançadas e anúncios de investimentos milionários estão marcando a 31ª edição da Exposuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas, em Joinville. O evento segue até quinta-feira, 21, no Complexo Expoville com participação de mais de 250 expositores e expectativa de público de 35 mil pessoas. A Exposuper 2018 também projeta gerar em torno de R$ 450 milhões em negócios.

Continua depois da publicidade

A influência sobre as cifras esta, em especial, no potencial de giro dos participantes do evento, formados por fornecedores, produtores e supermercadistas dos cinco cantos do País, além de Argentina e Uruguai. Entre eles, empresas de pequeno, médio e grande porte de Santa Catarina e de estados como Pernambuco, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Quem visita a feira liderada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), desde a última terça-feira, se impressiona com as soluções e tendências de mercado apresentadas. A maior parte delas visa otimizar serviços, melhorar a eficiência dos processos e aprimorar técnicas de varejo com o auxílio da tecnologia.

Soluções de destaque

São inúmeros os exemplos de inovação presentes num ambiente de 11 mil metros quadrados, entre eles, a apresentação da tecnologia desenvolvida pela paulista Visual Mix, especialista em software para gestão de supermercados, que deve virar case prático em cerca de dois meses. A empresa traz o ‘Visual Easy‘, capaz de agilizar a experiência para os consumidores que desejam realizar comprar mais ágeis e sem filas. A novidade consiste em tornar o cliente totalmente independente no momento de realizar seus pagamentos e a saída no mercado, por meio de um aplicativo.

Continua depois da publicidade

— Essa tecnologia foi desenvolvida no Brasil com o intuito de buscar uma solução para um dos principais problemas hoje nos supermercados, que são as filas. Então a gente está dando mais liberdade para o consumidor final por meio do autoatendimento e mais confiança para o supermercadista liberar mais rápido a fila — explica Roseli Morsch, diretora comercial da Visual Mix.

A aplicação é simples, na qual o usuário baixa um aplicativo no celular e registra os itens que está levando durante a compra. O pagamento também é feito de forma prática como já usado em plataformas como o Uber, com cartão cadastrado. Na saída, basta validar o QR Code gerado na máquina, sem necessidade de passar por um operador de caixa. A empresa acredita que a tecnologia seja aderente para ao menos 30% dos clientes nos supermercados.

Outro setor em alta no quesito inovação é o das panificadoras e lanchonetes. Em um dos estandes, por exemplo, é possível conhecer máquinas completas para a produção de pães, doces, coxinhas e salgados em geral. A Bralyx, por exemplo, exporta uma mini fábrica de salgadinhos para mais de 30 países. A solução chega a produzir até quatro mil produtos (de 30g), por hora, conforme o representante comercial Jorge Jacob.

— São basicamente três máquinas, a primeira delas voltada a preparar a massa e a desfiar carnes, a segunda para definir o formato e especificações do produto e a outra para produzir. É uma solução utilizada no Brasil inteiro porque se você fizer essa quantidade de produções na mão, o esforço repetitivo pode causar lesões e problemas sérios. Além disso há ganho na padronização dos produtos e redução nas sobras — explica.

Continua depois da publicidade

Em outro case, com a aplicação inicial de R$ 400 mil é possível investir na produção em série de pães, com tecnologia de ponta desenvolvida pela Progresso, Indústria de Máquinas para Panificação. A solução apresentada tem como objetivo aumentar a produtividade com baixo custo, sendo possível produzir até 18 mil pães por hora sem colocar a mão na massa.

Oportunidade para negócios

A Exposuper 2018 também reúne iniciativas que vão além da mostra de novidades no mercado. É palco para dar foco aos pequenos produtores rurais do Estado e também empresas de menor porte que buscam maior visibilidade através da participação na exposição. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos destaques, compartilhando o estande entre nove empresas do setor.

Com a oportunidade, os agricultores familiares podem pelo nono ano seguido negociarem seus produtos diretamente com os supermercadistas do Estado. O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Epagri, que selecionaram 26 expositores do segmento para participarem da feira.

Há ainda espaço para anúncio de negócios e investimentos de grandes companhias. A Eletrofrio Refrigeração, do Paraná, é uma das expositoras que trouxe ao Estado uma linha de equipamentos, que recebeu investimento de R$ 50 milhões. As novidades apresentadas são resultantes de dois anos de pesquisas nacionais e internacionais e o destaque fica por conta da ‘Linha Vittrine‘, que possui eficiência energética de 20% no setor de refrigeração.

Continua depois da publicidade

Já a Simplus, líder nacional em informações e imagens de produtos, assinou na Exposuper um protocolo de intenções para se tornar pioneira na gestão de cadastro de mercadorias e laudo de código de barras no varejo nacional homologada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A parceria é importante segundo a empresa, uma vez que considera-se o estudo realizado pelo Projeto Data Crunch, que 60% dos códigos de barras que circulam no varejo nacional são duplicados e em 80% dos casos os dados cadastrais dos produtos são inconsistentes. “Por outro lado, quando o código de barras e o cadastro de produtos é completo, a produtividade do varejo aumenta em até 65% e o faturamento pode crescer mais de R$ 6 bilhões”, aponta.

Serviço:

O quê? Exposuper 2018

Quando? 19 a 21 de junho

Onde? Complexo Expoville, Rua XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville

Quem participa? O evento tem como público alvo o setor de fornecimento e varejo supermercadista de Santa Catarina, que conta com cerca de duas mil empresas varejistas de todos os portes no Estado e 900 fornecedoras. Os acessos ao evento são disponibilizados a este público.

* O estacionamento é administrado pela Expoville, com taxa de R$ 20 por dia/acesso e ou R$ 40 pelo passaporte de três dias com múltiplos acessos.

Continua depois da publicidade