A revista Forbes divulgou nesta quinta-feira (12) a lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo — e há uma brasileira entre elas. Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, é a única a representa o país na lista, e ocupa a 18ª colocação no ranking.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Quem lidera o levantamento de influência feminina é a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, seguida da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. Depois, aparecem a a primeira-ministra da Itália, Giorgina Meloni, e a primeira mulher a presidir o México, Claudia Sheinbaum.
A cantor Taylor Swift, na 23ª posição, é um dos destaques da lista. A cantora norte-americana quebrou recordes de turnê com Eras Tour e tem grande impacto na economia da indústria musical.
Outras cantoras também aparecem no levantamento, como Beyoncé em 35º lugar, Oprah Winfrey em 33º e Rihanna em 76º.
Continua depois da publicidade
De feirante a presidente do BB, a trajetória de Tarciana Medeiros
Tarciana Medeiros assumiu o posto de presidente do Banco do Brasil em 16 de janeiro de 2023, se tornando a primeira mulher negra a ocupar o cargo na instituição.
Ela nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e antes de ingressar no Banco do Brasil atuou como feirante e professora. A presidente do Banco do Brasil destacou a alegria em integrar esse ranking pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, ela ocupou a 24ª posição.
— Só tenho a agradecer pelo reconhecimento. Destaco que não é só meu. Ele pertence a todos os colegas e parceiros que fazem das estratégias e ações à frente do Banco do Brasil realidades que transformam a vida de tantas comunidades no Brasil e no mundo — afirmou.
— Espero que ver uma brasileira em um ranking desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do país. Acreditem, estudem, se preparem e invistam em seus sonhos. É possível chegar aonde vocês quiserem — acrescentou Tarciana.
Continua depois da publicidade
Quem é a brasileira na lista das mulheres mais poderosas do mundo
Como é feita a lista
São consideradas quatro métricas principais para a lista de mulheres mais poderosas do mundo em 2024: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
“O resultado são 100 mulheres em setores como finanças, tecnologia e mídia, que juntas comandam um poder econômico de US$ 33 trilhões (cerca de R$ 200 trilhões) e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas”, cita a Forbes.
“Essas líderes provam que, em um mundo onde a transformação é a moeda da influência, as mulheres não estão apenas participando das mudanças – elas estão moldando o futuro. E, por essa métrica, o poder coletivo feminino está em ascensão”, complementa a revista.
Continua depois da publicidade
Confira a lista completa das 100 mulheres mais poderosas através deste link.
*Com informações de Forbes e Correio Braziliense
Leia também
Quem são as mulheres mais poderosas do mundo, segundo a Forbes
Quem são os bilionários mais ricos do mundo em dezembro de 2024, segundo a Forbes