Eventualmente as luvas são dispensáveis para Diego, o Roncaglio. O menino que aos oito anos ficou pela primeira vez no gol nas quadras do EBM Alberto Stein, no bairro Água Verde, não sonhava que um dia ouviria a torcida blumenauense gritar seu nome ao tornar-se um dos destaques do Blumenau/SFC na Liga Nacional de Futsal.
Continua depois da publicidade
Quase duas décadas depois de ser levado pelo professor de educação física da escola para treinar na AD Hering, hoje Roncaglio vive a melhor fase da carreira no clube em que começou. É o artilheiro do time, junto com o pivô Lucas, com nove gols, além das grandes defesas que ajudaram a colocar a equipe entre as oito melhores do país.
A experiência de participar desde os 10 anos de campeonatos e o tempo fora de Blumenau forjou a maturidade que o goleiro hoje usa em quadra, apesar de ter 26 anos. Entre 2011 e 2012 foi o segundo goleiro do Krona, de Joinville. Antes já tinha passado dois anos em Jaraguá do Sul, como terceiro goleiro. Com companheiros como Dudu e Tiago, campeão do mundo pela Seleção Brasileira, Roncaglio aproveitou o que os colegas poderiam ensinar.
– Aprendi muito com todos os meus colegas e que hoje são amigos, como o Tiago. Eles são grandes jogadores, por isso na época era difícil jogar nas partidas – conta o camisa 22.
Continua depois da publicidade
Roncaglio é um líder da equipe blumenauense
A experiência leva o goleiro a uma posição natural de líder e, junto das defesas e chutes certeiros, faz dele um dos destaques do time. O técnico Peri Fuentes explica que o goleiro está numa fase de amadurecimento, o que contribui com o time também fora de quadra.
Dentro das quatro linhas o principal trabalho é para o aprimoramento constante do jogador como goleiro, destaca o comandante. Usar os pés está em segundo plano, mas não é menos importante para o time, aponta o treinador:
– O Roncaglio contribui com muita qualidade para o grupo. A prioridade dele é manter a trave fechada, mas os gols que ele marcou são muito importantes.
Continua depois da publicidade
Desde que ficou pela primeira vez em frente às traves, Roncaglio não saiu mais. Mas o pai o influenciou a treinar os chutes. Hoje ele usa o recurso como estratégia. Antes de se arriscar no meio da quadra, primeiro entende bem o adversário e checa se vale a pena o risco. As jogadas do futsal podem surpreender o goleiro, que prefere um futuro sem sobressaltos. Ano que vem prevê voltar à graduação em Marketing trancada no quarto semestre, e, junto da esposa Narjara, ter um filho.
– Estou muito feliz morando em Blumenau, perto da família e de volta ao time que me revelou. Isso também ajuda – comenta.
Jogador fez festa das crianças
Se uma criança ainda é só um desejo na vida do goleiro, entre elas ele já é sucesso. Tímido, mas simpático, Roncaglio participou ontem das comemorações dos 34 anos da EBM Adelaide Starke, no bairro Itoupava Norte.
Continua depois da publicidade
As palmas e os gritinhos agudos das crianças alegres pela presença do jogador traduziam o quanto ele é um ídolo para elas. Entre os adolescentes, primeiro uma longa fila para a pose em selfie com Roncaglio, depois, outra, desta vez na quadra do colégio, para tentar vazar o goleiro.
– Ele é um exemplo pra gente. Acompanho todos os jogos, então foi muito legal conhecer ele de perto – conta Suellen Amanda Lins, 12 anos, que joga futsal também como goleira, e ganhou uma das camisas e outros brindes que o atleta distribuiu.