Fundada por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a startup Mobway é finalista no prêmio Automotive Business 2023, que reconhece iniciativas do setor automotivo e de mobilidade. A empresa tem chamado a atenção com uma solução para conectar montadoras e diferentes tipos de negócios desse setor.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A startup nasceu dentro de um projeto da UFSC, chamado Ampera Racing, que desenvolve carros elétricos. Foi ali que os fundadores Artur Andrade, Felipe Trindade, Jhonata Peixoto e Matheus Lenzi identificaram tanto a vontade de empreender quanto o potencial uso de dados dentro da mobilidade. Em março de 2022, a empresa foi aberta oficialmente.
— As montadoras estão vendendo carros com chips já conectados de fábrica. Ou seja, o chip envia os dados do carro direto para a montadora […] Esse dado tem muito valor para vários vários negócios, como seguradoras e gestoras de frotas — explica o CEO da Mobway, Artur Andrade.
A Mobway funciona como uma ponte entre as montadoras e as outras empresas, coletando e traduzindo mais de 200 dados por veículo, incluindo a quantidade de passageiros, registro de falhas, pressão dos pneus, geolocalização entre outros.
Continua depois da publicidade
— Na prática, se uma seguradora está integrada à nossa solução, ela pode oferecer vários produtos, baseados no perfil do cliente — explica.

Explorando novos mercados
O CEO da Mobway destaca ainda que há um potencial de uso por grandes empresas, como a Uber. Atualmente o aplicativo só coleta dados pelo celular do motorista e do passageiro, mas com a solução é possível obter informações do veículo, garantindo mais segurança.
Outro tipo de negócio que pode se beneficiar com esses dados são plataformas que anunciam carros usados, como a OLX. É possível fazer uma inspeção completa no veículo, como quilometragem e registro de falhas, para garantir que as informações do anúncio estão corretas.
Prêmio Automotive Business 2023
A iniciativa destaca projetos com potencial de impacto positivo, que tragam proposta inovadora e deem novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e à sociedade. No total são 14 categorias, e a Mobway está concorrendo como “Tecnologia disruptiva”.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como uma das maiores empresas de SC foi parar em projeto de Elon Musk
Em média 4 carros elétricos são vendidos por dia em SC em 2023; entenda o mercado
SC anuncia investimento bilionário com foco em distribuição de energia e carros elétricos