Estreia neste sábado (25) a série Quero Ser Veg, uma produção documental que passeia por diferentes pontos de Florianópolis para desvendar, em cinco episódios, o veganismo e os principais mitos envolvendo a alimentação baseada em vegetais. A produção irá ao ar semanalmente, às 12h30min, no canal aberto TV Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Produzida pela Novelo Filmes, a produção leva o público para um passeio por feiras e estabelecimentos de alimentação vegana junto à atriz Mayana Neiva. Locais icônicos da cidade, o Mercado Público, as feiras do Largo da Alfândega, a Praça XV e a Avenida Hercílio Luz são alguns dos cenários que os espectadores poderão reconhecer.

A série busca abordar os motivos alegados para não aderir ao veganismo por pessoas que flertam com a ideia. Cada episódio explora um mito diferente sobre essa alimentação: o preço elevado para comer bem, a suposta falta de praticidade, a falta de sabor, o valor nutricional insuficiente e a percepção de que é apenas uma “modinha”.

A série tem a criação e direção assinadas pela cineasta Cíntia Domit Bittar, que é vegetariana desde 2007 e vegana desde 2012. Ela conta que vinha “namorando” a ideia de produzir uma obra sobre veganismo há um bom tempo, e decidiu apostar em uma abordagem que conversasse com pessoas que simpatizam com o veganismo, mas não o praticam — é daí que vem a parceria com Mayana Neiva, que não é vegana, mas busca se tornar ao longo da série.

Continua depois da publicidade

— Creio que conseguimos gerar mais identificação com o público que também está nesse lugar. Através da informação, de comida boa e bom-humor eu já influenciei pessoas simpatizantes à ideia a aderirem ao veganismo. E penso que a série, além de gerar entretenimento, pode impactar verdadeiramente e ampliar essa transformação — pontua Cíntia.

Na série, Mayana aprende a cozinhar receitas com a chef de cozinha Dani Lima, e visita feiras e restaurantes para desmistificar cada um desses mitos. Os episódios também contam com depoimentos de especialistas e pessoas comuns que discutem o veganismo, como Marly Winckler, presidente-fundadora da União Vegetariana Brasileira; Carmen Rial, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e antropóloga; e Susana Silva, catarinense paratleta de canoagem.

Veja fotos de Quero Ser Veg

Floripa na tela

A produção também mostra o cenário do veganismo em Florianópolis. Além de Cíntia, as outras duas sócias da Novelo Filmes, Ana Paula Mendes (produtora da série) e Maria Augusta V. Nunes (roteirista e produtora associada), também vivem na Capital e são vegetarianas e veganas, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Além de passar por feiras conhecidas da cidade, a obra visita alguns restaurantes, como Mandarina, Espaço Nutrir e Crux.

— Eu acho Floripa uma cidade amigável para quem tem alimentação sem produtos animais, e com cada vez mais conscientização e opções. Isso é muito bom para a economia da cidade, especialmente por ser turística. Hoje em dia, restaurantes que não têm opção baseada em vegetais nos cardápios, ou que só possuem batata frita ou salada, acabam até perdendo clientela — pontua Cíntia.

A produção também tem participação de Dani Lima, chef especializado em culinária vegetariana, que atua há 10 anos em Florianópolis. Na série, ele cozinha e ensina as receitas para Mayana.

— Preciso dizer que fazer essa série foi uma maravilha. Assim que terminava a gravação das receitas, a equipe toda ia provar, até mesmo os não-veganos. A pós-produção foi um desafio, pois precisei assistir várias vezes aquelas comidas deliciosas na tela da ilha de edição — brinca Cíntia.

Continua depois da publicidade

Veja o trailer de Quero Ser Veg

Leia também

Catarinense que atuou em Ainda Estou Aqui fala dos bastidores: “Diferente de tudo que já vi”