A Radical acaba de produzir seu 3.000º carro: um esportivo SR3 exclusivo, celebrando os 28 anos da marca, a maior produtora de carros de corrida da Grã-Bretanha. O Reino Unido é um celeiro de empresas que fazem veículos fora-de-série, e a Radical Motorsport é uma delas. Criada em 1997 em uma pequena cidade chamada Peterborough, a produtora é especializada em carros de corrida e que podem ser dirigidos nas ruas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os modelos fabricados artesanalmente pela Radical são esportivos leves, que utilizam tecnologia de superbike sobre quatro rodas, voltados a pilotos e entusiastas de track days.
E a Radical foi além: ao lançar a própria competição, a Radical Cup, tornou-se a primeira fabricante a promover provas de resistência e oferecer peças de reposição e suporte técnico em todos os eventos.
O primeiro modelo foi o 1100 Clubsport, com chassi compacto, de cockpit aberto e trem de força baseado em um motor de motocicleta de 1100 cc.
Continua depois da publicidade
O modelo SR3 foi lançado em 2002, um carro de corrida de dois lugares e homologado para as ruas. Logo foi seguido pelo compacto SR4, um pequeno, leve e prático esportivo também de dois lugares.
O SR8, lançado em 2005 e equipado com o motor Powertec RPV8 de alta rotação com 380 cv, trouxe o ritmo de um protótipo de Le Mans, diz a marca.
Projetado, desenvolvido e fabricado internamente, o carro deteve vários recordes de voltas de circuito, incluindo o icônico Nürburgring, na Alemanha. O motor de 2,7 litros estabeleceu tempos de volta comparáveis a máquinas LMP (protótipos de Le Mans) com uma fração do orçamento.
Em 2011, a Radical deu um passo ousado de desenvolver seu primeiro roadster totalmente aprovado pela EC Type (autoridade europeia em certificação) e validado para as ruas, o SR3 SL. Alimentado por um motor Ford EcoBoost de quatro cilindros turboalimentado, ele abriu as portas para ser exportado a países como Suíça, Alemanha e Japão.
Continua depois da publicidade
Em 2020 foi a vez do lançamento do SR10, com motor turbo de 425 cv! As novas gerações de SR1, SR3 e SR10 estão ainda mais ousadas e ganharam o sobrenome XXR.
O 3.000º carro é um SR3, que saiu da linha de produção na sede da empresa em Peterborough, pronto para entrega ao cliente de longa data e piloto da Radical Cup UK, John Hewitt.
Para marcar esta ocasião especial, o veículo apresenta um chassi único com pó de bronze que combina com o revestimento bronze nas rodas e adesivos.
A Radical está representada em mais de 20 países por uma rede de mais de 30 revendedores, e também apoia 14 campeonatos Radical Cup monomarca ao redor do mundo.
Continua depois da publicidade
Veja fotos dos modelos da Radical
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
O que já se sabe sobre a volta do aventureiro Volvo EX30 Cross Country, agora elétrico