O verão começa a se aproximar e o sol forte contribui para reforçar o bronzeado. Porém, ficar horas expostas ao sol sem proteção pode resultar um efeito contrário. O excesso de sol pode trazer sérios danos á saúde da pele, no entanto, com medidas simples, é possível conseguir uma bela cor sem prejudicar a pele. A exposição aos raios UVA e UVB exige cuidados principalmente com a alimentação.

Continua depois da publicidade

Manter uma alimentação balanceada, beber bastante água não só contribui para a hidratação do corpo como também podem ajudar a prolongar o efeito do bronzeado. Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, a alimentação é o primeiro passo para quem deseja permanecer com a pele bronzeada no verão:

– Alimentos ricos em betacaroteno estimulam a produção da melanina, pigmento responsável pela cor da pele, sendo assim um dos alimentos mais cotados para manter o bronzeado – explica.

Para garantir o bronzeado perfeito no verão, é necessário consumir esses tipos de alimentos diariamente.

– A maioria desses alimentos proporcionam uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca por serem antioxidantes e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol – afirma o nutrólogo. Qualquer tipo de pele pode se beneficiar de uma alimentação equilibrada associada a uma boa hidratação.

Continua depois da publicidade

Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno e os mais indicados para manter o bronzeado. O ideal é consumi-los 20 dias antes de tomar sol.

A lista de alimentos são:

Legumes e verduras – abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura e pimentão.

Vegetais – agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.

Frutas – Mamão, caqui e manga são fortes aliados da cor do verão. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã é uma ótima opção para aproveitar os benefícios do betacaroteno.

O ideal é consumir de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes.