Parecida com o Twitter, a rede social indiana Koo vem ganhando visibilidade nos últimos dias. Isto porque, desde o rumor de um possível “fim do Twitter”, brasileiros têm se registrado na nova rede social.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A rede social foi criada em 2020 na Índia, durante a crise entre o governo de Narenda Modi e o Twitter. Na época, ele acusava a plataforma de não se manifestar contra perfis criados para incitar manifestações contra o governo local. Com isso, o Koo aproveitou para receber os dissidentes.

Parecido com o twitter, o mascote do Koo também é um pássaro, mas amarelo. Além disso, a plataforma se intula como a “segunda maior plataforma de microblog do mundo”. A informação é baseada com a quantidade de download dos usuários em smarthphones.

Três regiões de SC têm alerta para baixa umidade do ar; Defesa Civil faz recomendações

Continua depois da publicidade

No início, o objetivo da Koo era alcançar indianos e aqueles que não falam inglês. Na configuração, o usuário pode escolher entre 11 idiomas — dez deles locais da Índia. Agora, com a chegada de novos usuários, há a perspectiva de adicionar outras línguas, como o português.

As estimativas apontam que cerca de 50 milhões de pessoas estejam cadastradas no Koo. A empresa já conseguiu levantar US$ 200 milhões de investidores, incluindo empresas dos Estados Unidos.

Uma das polêmicas envolta da plataforma é sobre a moderação do conteúdo. Isto porque há acusações de que o algoritmo da rede social amplifica a propaganda estatal e o discurso de ódio. Em entrevista ao Washington Post, Aprameya Radhakrishna, co-fundador da plataforma, afirmou que não costuma intervir em questões políticas para não atrapalhar a neutralidade da plataforma.

Porém, a Koo tem trabalhado em melhorias para tornar o processo de moderação automatizado, mas não está claro quais serão as diretrizes para remoção de conteúdo.

Continua depois da publicidade

Como abrir a conta:

Para abrir a conta, a pessoa deve fazer o seguinte:

  • Acesse o site do Koo;
  • Clique no botão Sign-in;
  • Na janela, escolha se deseja criar a conta com um número de telefone, e-mail do Google ou outro e-mail qualquer;
  • Depois, selecione uma foto e preenche os dados para configurar o perfil;
  • O Koo pede o nome real, o nome de usuário, profissão, bio, website, telefone celular, e-mail, data de nascimento, gênero e estado civil.
  • Também é possível adicionar links para outras redes sociais e detalhes da formação acadêmica.

*Com informações da Redação DC e do site Canal Tech.

Leia também:

Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscaras após aumento de casos de Covid-19

Desemprego em SC é duas vezes maior entre negros, aponta IBGE