Entre altos e baixos, a Escritolândia completa 30 anos de trajetória com domínio da arte de encantar o público. Tudo começou em 1991, quando a primeira loja abriu as portas no Centro de Florianópolis. História contada pelo herdeiro do empreendimento e atual proprietário, Ivan Nascimento.
Continua depois da publicidade
> Valorização imobiliária em Florianópolis é atrativo para quem quer investir
– Meu pai tinha uma vasta experiência com comércio. Desde muito antes ele vinha de Blumenau, em uma Belina, para vender na Capital máquinas de escrever, calculadoras e móveis. De tanto ir e vir, mudou-se para cá em 1979 e anos mais tarde fundou a empresa.
O nome da primeira loja fazia alusão à Disneylândia, posicionando a marca como o mundo mágico dos escritórios.
De lá pra cá, a empresa tornou-se líder do mercado em Santa Catarina, com quatro lojas (a principal com 700 metros quadrados e três pavimentos), Centro de Distribuição, frota própria, 55 funcionários e um recém-lançado e-commerce de abrangência nacional.
Continua depois da publicidade
– Nosso mobiliário foi ocupando os espaços de um estado em desenvolvimento, sempre baseado no atendimento personalizado, atento aos detalhes e necessidades dos nossos clientes – avalia Ivan.
Para o empresário, esta é a fórmula que explica o sucesso acumulado ao longo dos anos, mas também aponta a direção para o futuro da marca, que tem diversificado o hall de serviços prestados e ampliando produtos voltados à decoração de ambientes corporativos.
– Estamos levando nossa expertise para o aprimoramento de projetos de alto padrão, entregando desde o diagnóstico e consultoria até a entrega qualificada pela qual já somos conhecidos – pontua.
Ivan não é só proprietário, mas um apaixonado pelo negócio. Casamento que teve início quando tinha apenas 14 anos, idade em que começou a trabalhar na empresa. Aos 16, já comandava o operacional e, a partir de 11 de maio de 2003, assumiu o lugar do falecido pai como CEO.
Continua depois da publicidade
– Minha vida é aqui na loja. Gosto de me envolver nos projetos, decidir sobre o mix de produtos que iremos comprar, na gestão e, claro, no atendimento. Ainda me motiva ver despertar o brilho nos olhos quando o cliente encontra aqui o que estava buscando – diz.
Após três décadas acompanhando de perto o crescimento sólido que o legado do pai conquistou, Ivan enxerga a empresa distante das fantasias comuns ao reino encantado que inspirou o nome.
– A magia aqui é trabalho, evolução constante e investimento em pessoas – conclui.
Recordes
A mudança na lógica de trabalho durante a pandemia levou milhares de prestadores de serviço para o home office, impulsionando a busca por mobiliário de escritório. Neste contexto, a Escritolândia alcançou rendimentos inéditos em três décadas de história.
– O cenário ajudou, mas o que possibilitou os resultados foi o fato de estarmos preparados. Tínhamos estoques lotados, com amplas opções, soluções para consumidores finais e empresas, com logística para oferecer entrega rápida – explica o proprietário Ivan Nascimento.
Continua depois da publicidade
Aliada à capacidade de suprir o boom na demanda, a empresa pode se beneficiar do atendimento especializado e que se adaptou rapidamente para oferecer soluções diversificadas e criativas.
Para municiar funcionários para manter essa característica elementar do negócio no mais alto nível, a Escritolândia aplica dinâmicas semanais com os funcionários, com foco em motivação, comunicação e desenvolvimento humano.
– Não chegaríamos até aqui se investíssemos somente em tecnologias inovadoras e serviços se não valorizássemos quem está na ponta, representando a marca. Todo mundo ganha se temos trabalhadores felizes – observa Nascimento.