A última terça-feira foi um dia de celebrações para Alindo Bortolotti, dono do restaurante Lindacap, famoso estabelecimento do centro de Florianópolis, frequentado por famílias tradicionais, políticos e empresários. Além de completar 78 anos de vida, ele foi homenageado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) pelos 50 anos do seu negócio.

Continua depois da publicidade

Alindo começou a sua carreira profissional como copeiro no bar do restaurante Gruta Azul. Ambicioso, aprendeu a ler e escrever para tornar-se garçom. Nesta função, Alindo destacou-se pelo atendimento diferenciado aos clientes. O esforço foi reconhecido pelos proprietários do restaurante que ofereceram-no a administração de outro estabelecimento, o Lindacap, que estava prestes a ser fechado.

Com criatividade, Alindo dedicou-se a reerguer o negócio. Como o movimento era baixo na rua Felipe Schimidt, onde fica o estabelecimento, ele ia ao centro da cidade convidar as pessoas para conhecer o restaurante e comer de graça. Passou a investir, também, na qualidade do serviço: nas mesas, toalhas de renda e guardanapos de tecido engomado. E nos pratos, produtos refinados para a época como azeita de oliva extra virgem. Seu objetivo era tentar atender a todas as necessidades dos clientes.

Durante as viagens que fazia, Alindo procurava novidades em receitas e estratégias para aprimorar o negócio. O restaurante, que inicialmente era uma churrascaria, passou a servir pratos típicos alemães e italianos. Marreco recheado com repolho roxo, Eisben, peru à Califórnia e língua ensopada com ervilha são algumas das especialidades da casa. O Lindacap também foi o primeiro estabelecimento de Florianópolis a implantar o sistema de buffet.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos 50 anos de existência, o restaurante passou por algumas dificuldades, a maior delas, o incêndio ocorrido em janeiro de 2000 devido ao curto-circuito de um ar condicionado. Foi um período de tristeza e desânimo para a família, que viu homenagens e fotos com Pelé, Mussum, Vera Fischer e outras celebridades, parte da memória do restaurante, serem perdidas no incêndio. Os clientes fieis lamentaram o ocorrido e deram o apoio e motivação para que a família reconstruísse o local.

Hoje, Silvio Bortolotti, um dos cinco filhos de Alindo, administra o restaurante junto com a filha Caroline. Exemplo de esforço e honestidade, Alindo deixou duas lições das quais Silvio não se esquece: nunca enganar o cliente ou deixar uma pessoa sair do restaurante sem comer.

– Ele deu comida de graça para muita gente. Dizia que hoje a pessoa não pode pagar, mas um dia vai poder. Muitos que comeram aqui de graça são clientes até hoje- conta Silvio.

Continua depois da publicidade