Em 1891, James Naismith, um professor canadense da YMCA em Springfield, Massachusetts, buscava uma atividade para seus alunos durante o rigoroso inverno. Nasceu assim o basquete, com suas 13 regras originais e cestas de pêssego penduradas em pilastras. A simplicidade e a dinâmica do jogo conquistaram o mundo, e em apenas cinco anos, a modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1904.

Continua depois da publicidade

Mais que um esporte, um símbolo de resistência

As quadras de basquete se tornaram palcos de luta por igualdade. Até a década de 50, negros eram barrados na NBA. Earl Lloyd foi o pioneiro, abrindo caminho para lendas como Wilt Chamberlain, Magic Johnson, Michael Jordan e LeBron James, que inspiraram gerações e combateram o racismo dentro e fora das quadras.

Basquete 3×3

Surgido nos anos 70 como forma de protesto contra as injustiças sociais nos EUA, o basquete 3×3, ou “basquete de rua”, rapidamente se popularizou. Em 1980, Gus Macker organizou o primeiro torneio nacional, e nos anos 90, Magic Johnson impulsionou a modalidade com torneios que uniam música e ex-jogadores da NBA. A FIBA organiza campeonatos mundiais e o 3×3 estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Cultura e estilo de vida:

O hip hop e o R&B têm forte conexão com a cultura do esporte, presente em músicas, roupas e filmes como “Homens Brancos Não Conseguem Enterrar”, “Space Jam” e “Coach Carter”. As camisas largas e tênis dos jogadores se tornaram moda entre os fãs.

Quer saber mais sobre o universo da bola laranja? Acesse o canal do Basquete Transforma SC e confira!

Continua depois da publicidade