Nesta terça-feira (5), o Brasil celebra o Dia da Música Clássica. A data faz alusão ao nascimento de Heitor Villa-Lobos e homenageia o gênero que toma os formatos de concerto, sinfonia, ópera, entre outros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Santa Catarina, a música clássica se desenvolveu a partir do século 20. Foi quando surgiram nomes como o do brusquense Edino Krieger, criador da Orquestra Sinfônica Nacional. A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) foi criada em 1992, dois anos antes da Camerata de Florianópolis, outro importante grupo de música de câmara no Estado.
A seguir, o NSC Total reúne cinco catarinenses famosos na música clássica. Confira:
Continua depois da publicidade
Edino Krieger
O maior nome da música clássica de Santa Catarina é também um dos maiores de todo o país. Edino Krieger, nascido em Brusque, no Vale do Itajaí, foi compositor, produtor, maestro e crítico musical. Seu maior feito foi criar a Orquestra Sinfônica Nacional, em 1961, sob ordens do então presidente Juscelino Kubitschek.
Krieger foi também diretor do Instituto Nacional de Música da Funarte, presidiu a Fundação Museu da Imagem e do Som, e ficou à frente da Academia Brasileira de Música por três mandatos consecutivos. A primeira obra do músico foi lançada em 1944, Sonata para violino solo, op. 1 e a última em 2008, Serenata para quatro violões. No total, foram 175 obras para orquestra sinfônica e de câmara registradas na União Brasileira de Compositores (UBC).
Ele faleceu em dezembro de 2022, aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Seus filhos seguiram na música: Edu Krieger é compositor, músico e cantor; Fabiano Krieger é guitarrista e compositor; e Fernando Krieger é pesquisador musical.
Jeferson Della Rocca
Natural de São Carlos, no Oeste de Santa Catarina, o maestro Jeferson Della Rocca adotou a Capital há 40 anos e, aqui, fundou a Camerata Florianópolis, em 1994. A orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil, e é conhecida por popularizar o formato sinfônico para estilos contemporâneos da música, como pop, rock, reggae, samba e eletrônico.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao NSC Total, em 2014, o maestro falou um pouco sobre como surgiu a paixão pela música:
— Meu pai, um apaixonado por música clássica, colocava quase que diariamente minhas três irmãs e eu, sentados em frente à antiga vitrola, para ouvir seus discos prediletos: as nove sinfonias de Beethoven, Bolero de Ravel, algumas óperas e… Raul Seixas – nunca entendi onde Raulzito se encaixava neste contexto. Com quatro anos já dizia aos meus pais que quando crescesse queria ser músico. Um pouco mais tarde passei a estudar violino e violão clássico, mas a verdadeira paixão surgiu quando assisti a vídeos do violinista Jascha Heifetz e de orquestras regidas por Karajan, Carlos Kleiber e Celibidache. Percebi ali que era exatamente isso que queria para minha vida — relembra.
Iva Nuves Giracca
Gaúcha de Santa Maria, Iva Nunes Giracca vive há mais de 20 anos em Florianópolis e, aqui, atua como spalla e professora da Camerata Florianópolis. A artista é conhecida por sua ecleticidade musical, que mistura a música clássica com rock, reggae, MPB e outros estilos.
Violinista gaúcha adotou Florianópolis como lar e destaca efervescência cultural da cidade
José Nilo Valle
José Nilo do Valle é maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), que ele fundou em 1992. Em reconhecimento à sua importância, a orquestra foi declarada Patrimônio Histórico Artístico e Cultural em 2009.
Continua depois da publicidade
Nascido em Nova Trento, José Nilo Valle é autor de obras musicais e ensaios técnicos e teóricos sobre música. A convite da American Biographical Institute (ABI), teve seu nome incluído nos volumes 5.000 Outstanding Musicians of The Twentieth Century e na enciclopédia britânica Who is Who in Music, da Cambridge University, London.
Luiz Gustavo Zago
Formado em piano pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Luiz Gustavo Zago é pianista, compositor e diretor musical. Além da carreira como solista, com quatro álbuns lançados, ele tem no currículo colaborações com artistas como Lenine, Baco Exu do Blues, Toquinho, Zeca Baleiro, Alice Caymmi, Jade Baraldo e Paulinho Moska, além de orquestras fundamentais no cenário brasileiro como Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Florianópolis, Petrobras Sinfônica e Nova Orquestra.
Felipe Coelho
Nascido em Florianópolis, Felipe Coelho é violonista, compositor, arranjador e produtor. Em 2010, foi premiado com o Circuito Funarte de Música Popular, pelo qual fez uma turnê com o quinteto de cordas CataVento, na região central do Brasil.
Ao longo da carreira, Felipe participou de festivais por cidades como Nova Iorque, Chicago, Shanghai, Buenos Aires. Ele é conhecido por somar a música erudita camerística e orquestral com linguagens populares como o choro, o jazz e o flamenco.
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Quem é o catarinense com 18 milhões de seguidores que está na Dança dos Famosos
Maior evento de vinho de SC reúne inovação, história e cultura da Serra
Espetáculo estreia no Beto Carrero com promessa de show de luzes e muita emoção; VÍDEO
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.