O município de São Joaquim, na Serra catarinense, registrou -6,5°C nessa segunda-feira (1º), e chegou a -2,1°C na manhã desta terça-feira (2). Além da paisagem branquinha coberta por geada, devido as baixíssimas temperaturas, um fenômeno que chama a atenção de todos que visitam a cidade é o congelamento das árvores da Praça João Ribeiro, localizada na área central, bem em frente à Igreja Matriz de São Joaquim.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A secretária de Turismo do município, Adriana Cechinel Schlichting de Martin, explica que o processo de congelamento nas árvores da praça é feito há alguns anos.

— O congelamento ocorre naturalmente, mas para intensificar o efeito e deixá-las mais atraentes aos nossos visitantes, damos uma forcinha à mãe natureza, utilizando uma técnica já usada na agricultura — diz ela.

A técnica apesar de curiosa para os leigos, é muito usada nos pomares, tratando-se de um sistema de irrigação que garante que as árvores não sejam queimadas e danificadas pelo frio. Os danos as plantas iniciam nas temperaturas de -1ºC a -3ºC, mas se ela estiver completamente congelada permanecendo na temperatura de 0°C, independente do frio que faz no ambiente, ela fica protegida.

Continua depois da publicidade

E a água aspergida está numa temperatura superior ao ambiente, fornecendo calor a planta durante todo o processo. E é esse processo que é feito nas árvores da praça em São Joaquim.

Adriana conta que o processo requer muita atenção e constante monitoramento, pois qualquer deslize que ocorra durante o congelamento pode acarretar sérios danos às plantas.

— Temos funcionários especializados nesta técnica. Usamos irrigação por aspersão com bicos de regulagem de vazão. A temperatura ideal para o início de congelamento é quando a temperatura está perto de zero grau, e em declínio. Neste momento, o processo passa por um período de até cinco horas — explica a secretária.

As árvores congeladas são um espetáculo à parte, e que encanta os turistas que registram a beleza do gelo envolvendo os galhos da planta.

Continua depois da publicidade

— Realmente temos o cuidado para que fique lindo e seguro para nossas árvores. Por isso seguimos madrugada adentro monitorando a temperatura e a vazão dos aspersores. O presente maior chega com os primeiros raios de sol, que ao refletirem no gelo formam um colorido inesquecível. Fica uma verdadeira árvore de cristal — conclui Adriana.

Veja fotos das árvores de gelo


Leia também

Cachoeiras e paisagens congeladas viram cenários de fotos na Serra catarinense

FOTOS: Frio extremo “congela” cidades na Serra de SC e mínimas ficam abaixo de zero