A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos. Ela ficou 70 anos no trono, tornando-se a rainha com maior tempo com a corona na história britânica. A monarca ficou conhecida pela grande devoção e senso de dever à família real. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Desde sempre, a vida da rainha foi acompanhada de perto, e, mais ainda, quando ela ascendeu ao trono. Problemas no casamento, intrigas com Lady Di e questões recentes com os netos foram algumas polêmicas que marcaram a vida da realeza.

Quem é o sucessor da Rainha Elizabeth II? Veja as regras

Veja linha do tempo da vida de Elizabeth II 

Elizabeth Alexandra Mary, como foi batizada a rainha, nasceu em 21 de abril de 1926 no bairro central de Londres, Mayfair. Ela foi a primeira filha do duque e da duquesa de York – que mais tarde se tornaram o rei George VI e a rainha Elizabeth. Além dela, o casal teve outra filha, Margaret Windsor. 

Continua depois da publicidade

Inicialmente, não se esperava que a monarca fosse ir para a linha de sucessão em algum momento. Isso porque seu pai, George VI, não deveria assumir o trono. Porém, o irmão mais velho dele, o rei Eduardo VIII, abdicou do trono para poder se casar com Wallis Simpson, que não era da nobreza. Assim, como filha mais velha, Elizabeth se tornou a próxima na linha de sucessão real do pai, em 1936. 

FOTOS: Rainha Elizabeth II teve carreata e celebridades no Brasil

A partir do momento em que virou princesa, Elizabeth começou a ser educada para um dia assumir o posto de rainha. Estudou História e Direito Constitucional, foi instruída em religião pelo arcebispo de Canterbury, aprendeu francês, estudou arte e música, além de aprender a montar a cavalo e a nadar. 

A coroação

Em 6 de fevereiro de 1952, o rei George VI morreu após uma doença prolongada. A princesa mais velha imediatamente ascendeu ao trono, tornando-se a rainha Elizabeth II. A coroação ocorreu na Abadia de Westminster, templo mais antigo e famoso de Londres, em 2 de junho de 1953. Foi a primeira vez que a solenidade foi transmitida pela televisão, além do rádio. O mundo inteiro parou para assistir à cerimônia conduzida pelo Dr. Geoffrey Fisher, arcebispo de Canterbury. Veja abaixo imagem da coroa usada no dia.

Casamento com Príncipe Philip

A rainha Elizabeth e o príncipe Philip se conheceram em um casamento de uma prima. Eles namoraram por cartas à distância por alguns anos e o noivado foi anunciado em 9 de julho de 1947. Eles se casaram na Abadia de Westminster em 20 de novembro do mesmo ano. O evento foi bastante simples, pois a Grã-Bretanha ainda estava se recuperando da guerra.

Memes da Rainha da Inglaterra: confira os melhores

O casamento real durou 73 anos, até a morte de Phillip no ano passado. Ao longo do tempo, o título que o companheiro da rainha levava mudou algumas vezes. Antes mesmo de casar com a monarca, Phillip já era da realeza com o título de príncipe da Grécia e Dinamarca. Após o casamento, ele foi nomeado Duque de Edimburgo, e, em 1957, foi nomeado príncipe. 

Família Real

Juntos, o casal teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Como manda a tradição, o primeiro é o que deve assumir o trono após a rainha. 

Os netos da Rainha e do Duque de Edimburgo são:

  • Peter e Zara Phillips
  • Príncipe William de Gales e príncipe Henry de Gales
  • Princesa Beatrice de York e Princesa Eugenie de York
  • Lady Louise Windsor e Visconde Severn)

Continua depois da publicidade

Seus bisnetos são:

  • Savannah Phillips
  • Isla Phillips filhos de Peter e Autumn Phillips
  • Príncipe George e Princesa Charlotte e Príncipe Louis filhos do duque e da duquesa de Cambridge
  • Mia Tindall, Lena Tindall e Lucas Tindall, filhos de Zara e Mike Tindall
  • Archie Mountbatten-Windsor e Lilibet Mountbatten-Windsor, filhos do duque e da duquesa de Sussex
  • August Brooksbank, filho da princesa Eugenie e Jack Brooksbank

Rainha Elizabeth II está em um dos seus lugares preferidos, o Castelo de Balmoral

Jubileus da Rainha

A Rainha Elizabeth II foi a monarca a ficar mais tempo no poder no Reino Unido. Foram 70 anos de reinado e alguns marcos inéditos, como o Jubileu de Safira e o Jubileu de Platina.

O Jubileu de Platina é o mais recente, recebido neste ano pela Rainha ao completar 70 anos no trono. Ela é a primeira a receber esse título. Anteriormente, em 2017, ela recebeu o Jubileu de Safira, pelos 65 anos de mandato, que também é inédito. Em 9 de setembro de 2015, ela também se tornou a monarca reinante mais longa da Grã-Bretanha.  

Nesses marcos, a família real fez algumas viagens ao exterior, recebeu homenagens e teve programação especial com a Commonwealth. 

Continua depois da publicidade

Leia também:

NSC TV entrevista os candidatos ao governo catarinense

Candidatos reciclam jingles e entram na onda do sertanejo

Cães para adoção em SC viram figurinhas da Copa do Mundo