A flor de cerejeira é um dos símbolos nacionais do Japão mais conhecido mundo afora, que carrega consigo uma grande importância cultural da nação japonesa. A tradição sazonal é tão forte no país que uma celebração foi criada apenas para apreciar o florescimento dessas árvores. Conheça então, nesta matéria, mais detalhes sobre o Hanami e como ele é celebrado no Japão.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Saiba mais sobre que é o Hanami
Continua depois da publicidade
O que há por trás da celebração do Japão
O Hanami é uma tradição antiga, oriunda de locais rurais do Japão. Segundo o site da Asia Pacific University (APU), uma das principais explicações para o seu surgimento é a de que os fazendeiros acreditavam que quando a flor de cerejeira brotava, estava próxima a chegada do Deus dos arrozais à sua aldeia.
Com isso em mente, eles promoviam festividades próximas às cerejeiras, que envolviam comida e rituais religiosos para pedir que a divindade agraciasse a comunidade com uma farta colheita. Foi assim, então, que nasceu o Hanami, que em tradução literal para o português seria “apreciação da flor”.
Significado do Hanami
Tendo em vista que o Japão se tornou um país urbanizado ao longo do século passado, é de se esperar que, com o passar do tempo, partes do significado da tradição Hanami mudem conforme sua população se desenvolve. E, conforme a APU, a flor de cerejeira só floresce uma vez no ano, sendo visível por cerca de duas semanas. A época do ano em que isso ocorre, contudo, varia de acordo com a região.
Continua depois da publicidade
Portanto, hoje em dia, o povo japonês enxerga esse importante momento como uma nova possibilidade de recomeçar, renovar os desejos e objetivos, como se isso virasse uma página no ano. Além disso, por ser algo anual e que passa muito rápido, serve também como uma lição de que tudo, por melhor que seja, tem seu fim. Por isso resta o pensamento de que deve-se valorizar cada instante vivido.
Como o Hanami é celebrado?
De forma geral, o festival das cerejeiras, como também é conhecido, é celebrado em grupo. Assim que as flores de cerejeira desabrocham, os japoneses passam a olhar a previsão do tempo e definem o melhor dia para passar ao ar livre. Posteriormente é combinado com amigos e familiares o melhor dia para ir até um parque ou um local específico da cidade.
O recomendado, entretanto, é ir cedo. Isso porque, por ser uma tradição comum, você e seu grupo podem ficar sem espaço para visualizar as cerejeiras. Por fim, você escolhe qual árvore observará e prepara o seu local para sentar, comer e desfrutar. Depois, é só aproveitar o momento contemplando algo tão único – mas lembre-se de recolher o seu lixo no final.
Continua depois da publicidade
O festival ao redor do mundo
Não é só no Japão que esse festival é celebrado. Seja onde a imigração japonesa é forte, ou então por sua popularidade, o Hanimi é celebrado em muitos países ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, destaca-se o festival realizado no Parque do Carmo em São Paulo desde 1978. Segundo o Instituto Butantan, mais de quatro mil cerejeiras florescem no Brasil entre julho e agosto todos os anos.
Leia mais
Relembre sete estrelas de Hollywood que participaram de Friends
5 motivos que tornaram “Memórias Póstumas de Brás Cubas” um sucesso