Joinville é uma das candidatas a ser subsede na Copa do Mundo de 2014. E a oferta da cidade tem como âncoras o Hotel Bourbon (para descanso) e a Arena Joinville
Continua depois da publicidade
como local de treino. Mas a exposição da estrutura é apenas um passo da oferta joinvilense.
Para ser mais incisivo, o presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Fernando Krelling, quer que uma das seleções participantes venha conhecer a cidade para aí sim decidir ficar.
Krelling recorda que existia uma grande euforia diante da possibilidade de Joinville ser uma subsede. Agora, segundo ele, a estratégia é mais cautelosa. Isso porque a cidade
Continua depois da publicidade
compete com outras opções de subsede em Santa Catarina.
O adversário mais forte é o Costão do Santinho, em Florianópolis, que tem, ao lado do hotel, um campo de treinamento.
-O problema aqui em Joinville é que a delegação precisaria se deslocar do hotel até a Arena para os treinos”, avalia.
Outro fator preocupante é que o concorrente se prepara desde 2006 e com dinheiro privado para o evento internacional.
Continua depois da publicidade
-Não foi feito mais nada desde 2010, quando soubemos da possibilidade,” revela.
Krelling conversou com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina numa tentativa de aproximação da candidatura joinvilense. Mesmo assim, a dificuldade continua grande.
-Outro problema é o nosso desconhecimento dos países que jogarão em Curitiba e Porto Alegre (sedes já confirmadas)-, completa.
Mas é justamente a proximidade das capitais paranaense e gaúcha o grande trunfo de Joinville. Fernando comemora que, mesmo não sendo subsede, Joinville ficará com um legado da Copa.
Continua depois da publicidade
A cidade já tem, pré-aprovada uma verba de R$ 3,9 milhões para melhorias na Arena, que incluem pintura e adequações ao estatuto do torcedor, como a colocação de cadeiras, melhorias nos banheiros e obras contra infiltrações.
Até lá, o jeito é aguardar a definição dos classificados e buscar contatos para convencê-los de que Joinville está pronta para ser um dos CTs da Copa.