Nada mais gostoso do que encontrar, logo na primeira mordida, a sensação de conforto e afeto que certas comidas transmitem. Os segredos de cozinha da avó, o almoço especial de domingo de cada família, uma sobremesa que só se comia no Natal – tudo isso ativa memórias e, cada vez mais, é uma tendência na gastronomia buscar o que, além de sabor, também mexe com o coração. E uma receita que faz parte da vida de muita gente é o pão de ló, bolo de massa fofa e leve feito à base de ovos.
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Existem várias teorias sobre quem criou o pão de ló: há quem diga que essa é mais uma das muitas receitas de doces que surgiram nos conventos, sendo aprimorada ao longo dos anos pelas freiras e, eventualmente, disseminada; outra possibilidade é a de ter sido uma invenção do cozinheiro italiano Giovanni Carbona, enviado pelo Domenico Pallavicino para presentear o rei Fernando VI da Espanha, ainda no século XVIII.
Independentemente de onde tudo começou, a receita se espalhou: nos Estados Unidos, chama-se sponge cake; na Itália, ficou conhecido como pan di Spagne; e no Japão, é o kasutera, sobremesa típica do país. Além disso, ela chegou às cozinhas de mães e avós brasileiras, que deixaram a infância de muita gente mais gostosa. E essa é parte da inspiração para a Boutique do Pão de Ló, que completa dez anos em 2023.
Ingredientes
Com receitas passadas de geração em geração, Vanessa Dai Pra e sua mãe, Vera, iniciaram juntas o que iria se tornar um dos cafés mais charmosos de Balneário Camboriú.
Formada em Administração, Vanessa trazia sua visão empresarial e de marketing, e Vera, a experiência dos anos em que trabalhou em confeitarias. Mas a Boutique do Pão de Ló é, principalmente, o legado de Dona Renita, avó de Vanessa e mãe de Vera, que sustentou a família com o dinheiro de bolos, doces e salgados e produzia e comercializava em casa.
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Modo de fazer
Tudo começou em 2013, com a ideia de profissionalizar a produção informal de bolos que Vera já vinha fazendo, inicialmente sob encomenda, no município de Itajaí. Na época, os clientes faziam os pedidos e retiravam na casa delas, ou Vanessa se responsabilizava pelas entregas. Mas não demorou muito para que esse pequeno negócio de mãe e filha começasse a se expandir.
No ano seguinte, elas já perceberam a necessidade de ampliar e criar o primeiro ponto de vendas. Em uma década de história, o crescimento foi rápido, e muitas mudanças aconteceram para que a Boutique do Pão de Ló pudesse continuar dando conta da demanda cada vez maior.
Um ponto de virada para Vanessa foi o mercado dos food trucks, que estava bastante em alta por volta de 2015. Naquele ano, a Boutique do Pão de Ló se tornou itinerante, o que permitiu levar a marca para diversas cidades catarinenses e tornar as receitas de Dona Renita conhecidas por muito mais gente.
Com o “cake truck” e um novo sócio – o marido de Vanessa, Tomás Santos –, a marca cresceu e já não comportava mais apenas esse modelo de negócio. Assim, em 2017, a Boutique ganhou sua primeira loja, no Centro de Itajaí, que funciona até hoje. Mas, com a alta demanda, até mesmo a casinha na rua Lauro Müller se tornou pequena para eles: foi assim que surgiu a fábrica central.
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Para fazer em quantidade
A fábrica saiu do papel em 2018, com o objetivo de centralizar a produção e manter o controle de qualidade. No ano seguinte, foi inaugurada em Balneário Camboriú a loja modelo. O espaço é muito mais do que uma loja: é um ambiente acolhedor e um refúgio para quem quer escapar do movimento da cidade e se deliciar com um café em um jardim – outra homenagem à Renita, que amava flores e a natureza.
Agora com planos de expansão e investindo no modelo de franquias, os planos de Vanessa, Vera e Tomás incluem ultrapassar as fronteiras de Santa Catarina, levando as delícias de Dona Renita para um público cada vez maior.
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