Imagine estar em Paris em um local no qual a língua oficial para 90% das pessoas presentes é o português. Esse é o espírito da Casa Brasil, principal ponto de encontro entre brasileiros na França durante os Jogos Olímpicos.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Quadro de medalhas de Paris 2024

Relembre o acidente grave e a recuperação do surfista João Chianca até as quartas de final de Paris 2024

O espaço é um sucesso e recebe cerca de 5 mil pessoas diariamente. Embora a entrada seja gratuita, é necessário solicitar o ingresso e fazer registro no site da casa. Mas a demanda é gigante. Ou seja, talvez tenha que ser necessário dar uma “choradinha” para ingressar e ter a oportunidade de beber uma caipirinha típica ou comida mineira, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, o espaço tenta aproximar os brasileiros turistas que foram acompanhar os Jogos Olímpicos, assim como os residentes no Exterior e demais visitantes de outros países. O local ainda é frequentado por ex-atletas, influenciadores, jornalistas, entre outros.

– Essa integração, a galera reunida, podendo assistir todo mundo junto. Isso é o Brasil, a gritaria da torcida, é bom demais ter esse convívio. Estou me sentindo em casa, nem parece que estou fora do Brasil – valoriza Jaqueline Carvalho, bicampeã olímpica, ao lado do marido Murilo Endres, medalhista de prata.

Mas o grande destaque é a torcida por medalhas. O espaço conta com dois telões em que os brasileiros se reúnem para torcer, chorar e se emocionar com os atletas, como se estivessem frente a frente em uma arena.

– Sempre venho aqui na Casa Brasil, é o aconchego o coração de mãe, a gente encontra a galera que conhece. Estou me sentindo no Brasil. E também dá um conforto para quem mora na França e sente falta dessa batucada, da energia que só a gente tem – afirma Mariana Souza Oliveira, de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O NSC Total acompanhou toda emoção brasileira nesta quinta-feira durante as finais de ginástica artística feminina, com o duelo histórico entre a Rebeca Andrade e Simone Biles.

– Cai, cai, cai – dizia uma torcedora, enquanto roía as unhas e torcia por Rebeca contra a norte-americana.

Rebeca ficou com a prata. Mesmo assim, a vibração brasileira presente estava cheia de orgulho e batucada com instrumentos musicais.

Continua depois da publicidade

O espaço ainda conta com locais para prática de esportes como basquete e skate. Mas o destaque fica para a “clínica de vôlei de praia”, com aulas ministradas pela medalhista olímpica Jackie Silva – campeã em 1996.

A Casa Brasil fica localizada no Parc La Villette, considerado o maior parque urbano da Europa, aberto a atividades culturais e esportivas. O complexo ainda abriga a maioria dos espaços dos outros países, como Colômbia, México, Canadá, Índia e França, que ocupa a maior parte do local.

*Diego Guichard é correspondente da NSC em Paris