Entre as novidades das Olimpíadas de Paris 2024, está a inclusão da canoagem slalom extremo. A nova modalidade olímpica faz sua estreia em Paris e os atletas Ana Sátila e Pepê Gonçalves vão representar o Brasil na categoria. O NSC Total apresenta as regras e características do esporte nesta matéria.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Entenda as regras da canoagem de velocidade e slalom nas Olimpíadas

Como funciona a canoagem slalom extremo

Quatro atletas em caiaques largam juntos em águas bravas. O objetivo é fazer o percurso e alcançar a primeira boia no menor tempo possível.

Continua depois da publicidade

Os atletas encaram obstáculos durante a corrida. O canoísta passa por até 25 portas, formadas por dois canos suspensos. Nas verdes, o atleta atravessa a porta a favor da corrente, e, nas vermelhas, contra a corrente, para, depois, voltar ao canal.

Na parte do canal em que a profundidade da água é maior, o canoísta precisa fazer um giro de 360 graus, com a cabeça debaixo da água. A cada uma das descidas, os dois canoístas com o melhor tempo avançam para a próxima etapa, e assim vai até a final.

Quais são as regras da canoagem slalom extremo

No extremo, os competidores podem tocar nas portas e em outros caiaques, e vale quase tudo. Só não pode perder um portão ou não realizar uma parte do percurso.

Quais são os equipamentos

No caiaque, o atleta fica sentado com um auxílio nos pés que serve de apoio no momento da transferência da carga da remada, com duas pás.

Continua depois da publicidade

Canoagem slalom extremo nas Olimpíadas de Paris 2024

Paris 2024 irá contar com seis provas da canoagem slalom, sendo duas da canoagem slalom extremo. Será realizada uma prova contrarrelógio inicial para determinar os cabeças de chave na fase eliminatória, com 32 participantes. Serão oito baterias com quatro atletas, e os dois primeiros de cada bateria se classificam para as quartas de final.

Os dois melhores das quartas de final vão às semifinais, e os dois primeiros da semifinal avançam para a final e decidem as medalhas.

Veja as imagens das medalhas que serão entregues nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024

*Lia Capella é estagiária sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade