Hoje iremos apresentar mais uma equipe confirmada no Torneio Universitário de eSports (TUeS), a ATCTC. A atlética foi criada no ano de 2011 e pertence ao Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 11 atléticas de curso fazem parte da ATCTC. São 13 cursos de engenharia, mais arquitetura e urbanismo, Agronomia, Sistemas de Informação e Ciências da Computação. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Veja as úlitmas notícias sobre e-sports em SC

Nesses 10 anos de história, falaremos sobre os principais campeonatos que a equipe de eSports já participou e organizou.

Organização de Campeonatos de eSports no CTC

No ano de 2018, em parceria com a Shiva Entretenimento a ATCTC realizou dois eventos de Counter-Strike: Global Offensive, sendo que as finais foram disputadas presencialmente. Isso marcou como o início da era dos eSports dentro da atlética.

Continua depois da publicidade

Luiz Aguero, atual membro da gestão da ATCTC citou:

– Quando realizamos esses torneios em 2018, algumas atléticas já tinham times de algumas modalidades, sabíamos que era um processo lento para estruturação dos mesmos, mas que iam acontecer naturalmente. Com a chegada da pandemia em 2020, esse processo foi acelerado e conseguimos realizar a primeira edição da Copa CTC de E-Sports entre as atléticas de curso do Centro Tecnológico.

> UFSC retoma atividades presenciais nesta segunda-feira; saiba como

Anos depois, a Atlética realizava a primeira edição da Copa CTC de E-Sports. As modalidades na disputa foram: Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Dota 2.

As disputas eram entre as atléticas de cada curso que representavam o CTC, que nessa edição a grande vencedora geral no somatório dos pontos foi a ATEEL (Atlética de Engenharia Elétrica e Eletrônica), seguida pela A5 (Associação Atlética de Sistemas e Computação) e o pódio fechou com a ATEC (Associação Atlética de Engenharia Civil). Nas modalidades, a A5 levou a melhor no CS:GO, a ATEEL no Dota 2 e a ATEC no League of Legends.

copa-atctc
A Copa CTC de E-Sports já teve duas edições (Foto: ATCTC, Divulgação)

Um ano depois, a segunda edição da Copa CTC de E-Sports chegou com novas modalidades e mais equipes inscritas. O Valorant, FIFA e Poker se juntaram ao League of Legends e CS:GO, somando ao todo 5 modalidades na edição. O pódio desta vez ficou com a ATEC no primeiro lugar, seguido pela A7 (Atlética de Engenharia de Produção), e na terceira colocação a ATM (Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais).

Continua depois da publicidade

A Copa Calouro também é organizada pela ATCTC e é outro campeonato que devido a pandemia saiu das quadras e foi aos servidores dos games online. Nessa edição de 2020, CS:GO, Valorant, League of Legends e FIFA foram as modalidades ofertadas, e no final das contas, o pódio ficou com a A5, A7 e ATEC.

Quando perguntado sobre a importância dos eSports dentro das atléticas e da universidade, Luiz completou:

– Foi muito importante termos organizado essas duas edições da Copa CTC e da Copa Calouro para desenvolver as atléticas de cursos nessa modalidade, além de servir como uma peneira/seletiva para o time da ATCTC de eSports. Isso é importante para continuar fortalecendo as equipes nas disputas de grandes campeonatos, como o TUeS.

A criação da ATCTC Krakens

Em 2021 foi anunciada a criação da equipe de competição de eSports da atlética, a ATCTC Krakens. De uma maneira muito semelhante como funciona com a Bateria Tsunami e a Maremoto Cheerleading, o objetivo da criação da marca de eSports é fazer com que tenham “uma certa independência”, tendo diretoria própria, eventos, e consequentemente um projeto próprio.

Continua depois da publicidade

KRAKENS-e-sports-tues
A criação da Krakens foi no início de 2020 (Foto: Krakens, Divulgação)

Luiz complementa:

– Esperamos que no futuro, da mesma maneira que a Maremoto e a Tsunami são independentes, a Krakens também consiga se autogerir, continuando evoluir sempre, mas nunca deixando de ser ATCTC. Quando tivermos a volta do presencial, muitas responsabilidades passarão pela atlética em si, com isso, a Krakens poderá se dedicar exclusivamente aos eSports.

> Conheça o Torneio Universitário de eSports, o TUeS

A atual presidente da ATCTC, Yasmin de Souza Pauli, citou:

– Como a criação foi recente, a Krakens está muito interligada com a gente. Ela chegou em boa hora pelo fato das aulas a distância, mas é continuar trabalhando para estruturar ainda mais os eSports dentro da atlética. Muitos alunos não se envolvem com os esportes convencionais e gostam apenas dos eletrônicos, então por isso é importante a manutenção e continuidade neste projeto.

Experiência em campeonatos de eSports

Também em virtude da pandemia da Covid-19, algumas competições que antes eram presenciais tiveram que recorrer para as modalidades de eSports. Foi nesse momento que a ATCTC recorreu para as seletivas e montagem das equipes para as primeiras competições nos esportes eletrônicos.

> A psicologia nos eSports e a influência da Universidade Federal de Santa Catarina

Em setembro de 2020, ocorreu a primeira edição do Engenhariadas Sul de eSports. A ATCTC estava representada em todas as 6 modalidades, FIFA, CS:GO, Poker, Xadrez, League of Legends e TFT.

Continua depois da publicidade

equipe-csgo-atctc-e-sports
Equipe de CS:GO da ATCTC que disputou o Engenhariadas Sul 2020 (Foto: ATCTC, Divulgação)

Novamente em 2021 o Engenhariadas Sul foi disputado com os eSports com as mesmas 6 modalidades do ano anterior. Nessa edição, a ATCTC disputou todas as modalidades também, porém, na classificação geral alcançou a terceira colocação. As modalidades tiveram as seguintes classificações:

  • 1° lugar: Xadrez
  • 2° lugar: Poker
  • 3° lugar: CS:GO
  • 5° lugar: League of Legends
  • 7° lugar: FIFA 21
  • Não pontuou: TFT

A Atlética também disputou outros campeonatos de eSports contra equipes de todo o Brasil. Em julho, o CS:GO disputou o Torneio e-Sports Arbitrium, terminando em 3/4ª colocação. Na mesma modalidade, o Banco do Brasil Game Series e a seletiva do JUBs eSports no primeiro semestre deste ano foram disputados. No primeiro, a equipe chegou até a fase nacional e no segundo, bateu na trave na disputa da vaga para o presencial em Brasília.

Já no League of Legends, a equipe participou da Superliga Universitária e da UEB League. Nas duas competições, a equipe ficou com a segunda colocação, na UEB, a ATCTC chegou a grande final contra a equipe da UFSCar Fire.

Continua depois da publicidade

Já na Superliga Universitária, a Mackenzie Logic foi a grande campeã.

> Mansão de Joinville reúne gamers com milhões de seguidores

A ATCTC está confirmada no Torneio Universitário de eSports. É a primeira vez que a equipe participará da competição e as expectativas são altas. O Counter-Strike: Global Offensive é o destaque da atlética, que estreia no dia 09 de outubro. Para mais informações sobre o regulamento da competição, acesso o site tues.gg.

Leia também:

> O cenário competitivo de eFootball PES em Santa Catarina e no Mundo

> O sucesso da equipe Gaming catarinense Havan Liberty

> Conheça Leonardo “Pluz” Vieira – Jogador de League of Legends da AATIF