Conseguir flexibilizar a legislação para que micro, pequenas e médias empresas (MPEs) se desenvolvam de forma mais eficiente. Este é objetivo do manifesto composto por 81 propostas em seis áreas elaborado pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de SC (Fampesc), entidade que tem a Associação de Joinville e Região da Micro e Pequena Empresa (Ajorpeme) como maior federada (com 2 mil associados) e apoiadora da ação.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, os representantes das entidades vão aproveitar a presença da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para o lançamento do edital de obras da BR-280, em Jaraguá do Sul, e agendar com ela uma data para entregar o documento à presidenta Dilma Rousseff, em Brasília. No dia 8 de outubro, o manifesto será entregue para a Assembleia Legislativa.

– Não existe nada parecido com isso no Brasil – garante Gean Marcos Dombroski Corrêa, presidente da Ajorpeme.

– Há muito estudo e organização por trás desse projeto. O Estado serve de referência para os micro e pequenos empresários de todo País – acrescenta o presidente da Fampesc, Márcio Manoel da Silveira.

Continua depois da publicidade

– Hoje, tudo está voltado para as grandes empresas. Essas leis acabam prejudicando indiretamente o crescimento das pequenas, pois se adequam a uma rotina empresarial muito diferente desta classe. Se a lei se tornar mais ampla, teremos também garantias para as nossas atividades – explica Diogo Henrique Otero, diretor financeiro da Fampesc e conselheiro da Ajorpeme.

As propostas apresentadas na cartilha, que será distribuída para entidades empresariais e órgãos público de todo o País, buscam iniciativas para o desenvolvimento econômico por meio do crescimento das empresas de menor porte.

– O documento pode fazer parte dos materiais que ajudam na execução de políticas públicas – indica Silveira.

Continua depois da publicidade