Sabe aquele vendedor que fica enrolando para bater a meta o mês inteiro e quer fazer todas as vendas aos 45 do segundo tempo? Ou aquele vendedor que já bateu a meta no dia 20 e enrola para deixar as próximas vendas para o mês seguinte?

Continua depois da publicidade

Certamente se você é empreendedor ou gerente comercial, já teve casos parecidos como esse em sua equipe. Gustavo Paulillo, co-fundador do Agendor, dá três dicas que podem ajudá-lo a assumir o controle das metas:

1. Crie métricas para seus vendedores

Seus vendedores precisam ter métricas diárias que mostrem que eles estão se aproximando do resultado, ou que pelo menos estão no caminho certo. Há as métricas principais que estão presentes em todo tipo de negócio. São elas:

– Número de prospecções realizadas;

Continua depois da publicidade

– Número de oportunidades descobertas;

– Número de oportunidades qualificadas;

– Número de negócios potenciais;

– Número de negócios fechados.

2. Faça uma preleção diariamente

Bons gerentes comerciais sabem iniciar o dia de venda com seus vendedores. Eles perguntam aos seus vendedores sobre oportunidades iniciadas no dia anterior, novos contatos, prospects e clientes em potencial.

É preciso atuar como um coach nesse momento, sabendo quais são os problemas, dúvidas, dificuldades e frustrações que os vendedores estão passando com sua carteira de clientes, para que eles não desanimem.

3. Use ferramentas para gestão das vendas

Busque ferramentas que mostrem e incentivem a produtividade do vendedor de maneira simples e analítica.

Assim, você pode ver que, por exemplo, o vendedor A está prospectando muito, mas não chega na etapa de envio da proposta. Dessa forma, o melhor é entrar em cena e tomar providências (auxiliando, direcionando, conversando).

Continua depois da publicidade

Além disso, pode ter um panorama geral de oportunidades abertas, em negociação, ganhas ou perdidas, formando um mapa da eficiência de sua equipe.

Confira o artigo original no site da Endeavor.