Atualmente, gestores de TI enfrentam o desafio de transformar suas operações para que sejam mais estratégicas e menos voltadas para a rotina operacional. Isso ocorre devido à crescente demanda por inovação, segurança da informação, inteligência artificial, aumento da produtividade e necessidade de reter talentos. Neste contexto, identificar e superar esses desafios é crucial para alinhar a TI aos objetivos empresariais e promover um ambiente de trabalho dinâmico e eficiente.

Continua depois da publicidade

De acordo com o relatório de Tecnologia Inteligente da Insight 2023, o IDC InfoBrief, uma das principais preocupações dos gestores de TI é a cibersegurança, mencionada por 56% dos entrevistados. O uso de inteligência artificial, a pressão para inovar e apresentar resultados e a missão de gerenciar o orçamento também foram tópicos elencados por eles. 

Devido à natureza dinâmica e complexa da tecnologia, os profissionais de TI enfrentam diferentes mudanças tecnológicas. Novas ferramentas, softwares e práticas emergem rapidamente, exigindo que os gestores estejam sempre aprendendo e se adaptando. Além disso, a pressão para implementar soluções inovadoras pode ser intensa, especialmente pela concorrência acirrada, falta de recursos para focar no core business e as restrições orçamentárias. 

É essencial equilibrar as demandas do negócio com as capacidades técnicas da equipe e manter a estrutura funcionando de maneira eficiente, com um time dedicado na experiência do usuário. No entanto, a boa notícia é que os profissionais de TI têm à disposição soluções como o outsourcing de equipamentos, que pode ser uma alternativa eficaz para superar esses desafios e otimizar a operação.

Conheça 3 desafios do gestor de TI

1- Garantir a atuação estratégica 

Continua depois da publicidade

Um dos grandes desafios na atuação de um gestor de TI é alinhar a atuação estratégica da área às necessidades da empresa. Atualmente, os colaboradores do mercado tecnológico precisam não apenas entender do operacional, mas também, antecipar tendências, propor inovações e desenvolver soluções que aumentam a competitividade da companhia no mercado. 

Para alcançar essa atuação estratégica, é necessário investir em um time robusto e qualificado, que traga retorno sobre o investimento e melhoria contínua. Faz parte da missão do gestor preparar as equipes para o futuro, através de planejamento estratégico, investimento em capacitação e inovação.

Nestes casos, o outsourcing pode ser uma medida eficaz para garantir a atuação estratégica da TI de várias maneiras. Ao terceirizar as demandas de TI para provedores especializados, os times de tecnologia podem focar seus esforços em  inovação. Ainda, esse método pode proporcionar acesso a conhecimentos que podem não estar disponíveis na corporação, o que pode ser vantajoso para lidar com desafios complexos e implementar soluções de ponta.

A Simpress, especialista em outsourcing, pode ajudar os gestores que enfrentam esse desafio. Ao oferecer soluções completas para o mercado de tecnologia, a empresa ajuda que seus clientes foquem na atuação de mercado, sendo cada vez mais estratégicos.

Continua depois da publicidade

— Com a Simpress, é possível unificar o fornecedor de outsourcing, pois temos todas as soluções completas para oferecer para o cliente — afirma Georgia Rivelino, Diretora de Marketing e Produtos da empresa.

2- Acesso a equipamentos atualizados

Manter os equipamentos de TI atualizados conforme a demanda da empresa é um desafio constante para os gestores de tecnologia. À medida que as organizações evoluem e crescem, a demanda por recursos computacionais também aumenta, exigindo atualizações regulares. Esse desafio é ainda mais complexo devido aos avanços tecnológicos, que fazem com que os equipamentos se tornem obsoletos.

Além dos altos custos de aquisição, o gestor precisa considerar as necessidades de manutenção, atualização e depreciação ao longo do tempo. Além disso, os gestores de TI precisam estar atentos às tendências tecnológicas e às necessidades do negócio para garantir que os equipamentos adquiridos atendam às demandas atuais e futuras da empresa. 

Outro desafio é lidar com orçamentos limitados e restrições financeiras. Nem sempre é possível adquirir os equipamentos mais recentes e avançados devido a limitações de custo. 

Continua depois da publicidade

Para solucionar esses desafios, os gestores também podem contar com o outsourcing, que consiste na contratação de provedores de TI que fornecem os equipamentos e serviços necessários. Empresas especializadas, a exemplo da Simpress, oferecem uma ampla gama de equipamentos e soluções tecnológicas, incluindo os modelos mais recentes e avançados. 

Ainda, as companhias podem se beneficiar com o acesso facilitado a novos equipamentos, auxílio na manutenção e atualização dos devices e flexibilidade para liberar mais recursos quando necessário. Tudo isso a um custo-benefício que faz a diferença para as corporações.

3- Operação tecnológica sustentável 

Os gestores de TI também enfrentam uma série de desafios quando o assunto é sustentabilidade. Com a inovação em constante agilidade, surgem diversas preocupações ambientais e sociais, principalmente no descarte de materiais e equipamentos que não são mais necessários. 

O outsourcing também se apresenta como uma alternativa para contornar esse dilema. Servidores como a Simpress, por exemplo, agregam uma preocupação grande com sustentabilidade, permitindo uma gestão sustentável e o descarte correto de equipamentos em desuso. Para compensar o carbono dos computadores alugados, a Simpress foi pioneira no plantio de árvores, projeto que é feito em conjunto com o programa Green Carbon by NDD. ​

Continua depois da publicidade

— A Simpress se preocupa muito com questões ESG. Além do programa Carbon Neutral, fazemos a economia circular dos equipamentos e cuidamos de todo o descarte de resíduos sólidos e líquidos gerados por toda a nossa operação — comenta a executiva. 

Sobre a Simpress

Com mais de 2.400 clientes em todo o país, a Simpress atende empresas de diversos segmentos na oferta de equipamentos prontos para o uso. Com uma capilaridade nacional e autoridade no setor de outsourcing, a Simpress conta com uma experiência logística, que permite a entrega rápida dos materiais em todas as regiões do Brasil. 

A empresa oferece uma solução completa, com notebooks, desktops, smartphones, tablets, coletores de dados, impressoras térmicas, que, ao todo, somam mais de 600 mil equipamentos espalhados por todo o país. Com 20 anos de atuação, a Simpress conta com 17 filiais, mais de mil técnicos e 2.600 colaboradores em todo o país. 

Saiba mais sobre a Simpress.