O Parque Malwee completa 40 anos nesta quinta-feira, 27 de setembro. Uma das principais atrações de Jaraguá do Sul e da região, o parque é destino certo dos moradores da região. Com entrada gratuita e aberto todos os dias das 7h30 às 17h30 – inclusive nos feriados –, o parque está instalado em uma área de 1,5 milhão de m2 e é considerado um dos maiores parques de área verde urbana do Brasil.
Continua depois da publicidade
O local proporciona contato com a natureza e opções de entretenimento e gastronomia. São milhares de árvores de espécies nativas da mata atlântica e exóticas trazidas de outras partes do planeta, diversas espécies de aves e 16 lagoas. Pela sua relevância socioambiental, foi premiado algumas vezes como case de sustentabilidade.
Conheça 15 curiosidades sobre este cartão-postal:
1 – Fundação
O Parque Malwee foi fundado no dia 27 de setembro de 1978, mesmo dia do aniversário de 61 anos do seu fundador, Wolfgang Weege.
Continua depois da publicidade
2 – História
A inspiração para a criação do parque veio das viagens de Wofgang Weege para a Europa. Encantado com as paisagens deslumbrantes dos parques de lá, decidiu fazer um tributo à natureza em Jaraguá do Sul, cidade onde morava e que sedia a empresa.
3 – Construção
O processo de criação durou cinco anos, desde o mapeamento e aquisição dos terrenos no bairro Barra do Rio Cerro, até sua inauguração, em 1978.
4 – Terreno
Originalmente, toda a área de 1,5 milhão de metros quadrados era composta por grandes campos de plantação de arroz, com pouquíssima vegetação nativa.
5 – Plantação
Para arborizar os campos, o fundador selecionou plantas típicas da região e do Estado e trouxe espécies de diversos lugares do mundo.
Continua depois da publicidade
6 – Multiculturalidade
O Parque Malwee faz alusão às culturas dos países pelos quais seu fundador passou. Do Japão, ele trouxe sementes da espécie de pínus-japonês. Há também árvores e palmeiras originárias da Polinésia, limoeiros raros, coco-anão, nozeira-pecã, flamboyant, cerejeira, araucárias e uma grande plantação de palmeiras.
7 – Biodiversidade
Atualmente, o parque abriga o impressionante número de 40 mil árvores de diferentes ecossistemas e mais de 133 espécies de aves catalogadas.
8 – Símbolo
As delicadas flores aquáticas encontradas em grande quantidade nas lagoas do parque são denominadas ninfeias. Símbolo do Parque Malwee, sua florada acontece na primavera e no verão, quando as folhas dão lugar às lindas flores azuladas.
9 – Curiosidade
O muro do Parque Malwee é considerado o maior mosaico em painel da América Latina. A obra é inspirada na história dos cem anos da Firma Weege e é criação do artista plástico Paulico, de Jaraguá do Sul. Ao todo, são 1,85 milhão de peças, 14 painéis e 600 metros de extensão.
Continua depois da publicidade
10 – Esportes
O Parque Malwee já foi sede de milhares de eventos esportivos, como triatlo e corridas. Com 100 mil metros quadrados, a lagoa maior já foi usada para competições de natação, canoagem e regatas.
11 – Esportes
A pista de bicicross de 340 metros de extensão construída dentro do parque segue padrões internacionais e sedia diversos campeonatos nacionais e internacionais da modalidade.
12 – Museu
O Parque Malwee abriga o Museu Wolfgang Weege. Inaugurado em 16 de maio de 1988, o museu conta com três espaços de exposição permanente e reúne cerca de 1.700 objetos.
13 – Acervo
A maioria das peças em exposição no museu foi doada pela comunidade e representa a vida doméstica, de trabalho, estudo e lazer dos primeiros imigrantes da região.
Continua depois da publicidade
14 – Prêmios
O Parque Malwee já recebeu prêmios nacionais e estaduais pela sua importância na preservação do meio ambiente.
15 – Público
Recebe mais de 100 mil pessoas anualmente.