No lançamento oficial da página eletrônica do Congresso Nacional (www.congressonacional.leg.br), nesta terça-feira, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmaram que o Legislativo brasileiro é o poder mais aberto e transparente da República.
Continua depois da publicidade
Calheiros disse que o novo site aumentará a “transparência absoluta” e o “controle social” que os cidadãos têm do Parlamento brasileiro. Ele destacou que o portal não terá gastos adicionais, uma vez que será eliminado o trânsito de papéis entre a Câmara e o Senado e informatizando a comunicação entre as duas Casas Legislativas.
No seu discurso, o presidente do Senado prometeu que, assim que for encaminhada ao Congresso as informações da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o uso de aviões oficiais, elas constarão do novo site. Na semana passada, a Mesa Diretora do Senado aprovou um requerimento do líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), para obter dados das viagens feitas por autoridades entre 2010 e 2013.
Renan e Henrique Eduardo Alves se viram obrigados a ressarcir recursos públicos após a revelação, feita pela Folha de S.Paulo, de que os dois usaram aviões da FAB. O presidente do Senado foi ao casamento da filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e o presidente da Câmara levou familiares e parentes para assistir à final do jogo da Copa das Confederações.
– Não tenho nenhuma dúvida, porque qualquer distorção será corrigida imediatamente, esse foi o compromisso que tanto o Henrique quanto eu assumimos com vocês – afirmou Calheiros.
Continua depois da publicidade