Com mais de 100 atividades científicas previstas, ocorre em Florianópolis, entre 7 e 10 de junho, a 22° edição do “Brain, Behavior and Emotions”, congresso de neurociência que permite a atualização científica e soluções para o tratamento de doenças mentais e neurodegenerativas. O evento, realizado pela primeira vez na capital catarinense, deve contar com a participação de mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A programação trará os resultados de trabalhos e pesquisas científicas de várias áreas da saúde ao público, e busca avançar na compreensão da interação entre fatores genéticos e ambientais. As pesquisas serão apresentadas em diversos eixos temáticos de debate, abordando temas como o uso de psicodélicos na psiquiatria; a importância da saúde mental e do sono; traumas infantis no desenvolvimento de transtorno bipolar; a suplementação com óleo de peixe na preservação de funções cognitivas de pacientes diabéticos; a associação entre a proteína APOE e a neuroinflamação presente na doença de alzheimer, entre outros.
Avanços no entendimento e tratamento de distintas degenerações, como parkinson, epilepsia e distúrbios no sono, mesmo que com resultados ainda inconclusivos ou inacabados, também terão espaço nas mesas de discussão. Esta edição do Brain, Behavior and Emotions será a primeira com apresentação de casos clínicos na presença de médicos e pacientes.
Segundo a direção do congresso, Florianópolis foi escolhida como cidade sede pelos desenvolvimentos de importantes pesquisas acadêmicas nas universidades e por ser referência em tecnologia e inovação no país. O evento irá ocorrer no Centro de Convenções Centrosul, na região central da Ilha de SC
Continua depois da publicidade
Entenda como profissionais de diversas áreas podem se beneficiar com a neurociência
Entre os palestrantes convidados, figuram nomes como a bióloga brasileira Mayana Zatz, o sociólogo italiano Domenico de Masi, o neurocientista norte-americano Thomas Insel, entre outros. A grade completa da programação pode ser conferida no portal do congresso.
Confira algumas das palestras e eixos temáticos que serão debatidos:
- Importância da saúde mental e do sono;
- Saúde dos cuidadores de pessoas com demência;
- Por que os psicodélicos podem revolucionar a psiquiatria?;
- Aplicativos para saúde mental podem auxiliar no rastreamento e gerenciamento de sintomas;
- Tô péssima, mas tô linda: quando a aparência atropela a saúde mental;
- Neuropsicologia: da pesquisa à prática clínica;
- Envelhecimento, Memória e Transtornos Cognitivos;
- Cérebro, Sociedade, Cultura e Arte.
Estudos da Neurociência Aplicada à Aprendizagem Escolar
Serviço
O que? 22° edição do congresso de neurociências “Brain, Behavior and Emotions”
Quando? 7 a 10 de junho
Onde? Centro de Convenções Centrosul, Avenida Governador Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis
*Com supervisão de Éder Kurz.
Leia também
O que é neurociência e como ela impacta a Inteligência Artificial e a ciência da computação
Continua depois da publicidade
5 museus que estimulam a participação de mulheres na ciência
Brasil deixou de usar quase R$ 35 bilhões na ciência de 2010 a 2021