A entrega da chave da cidade pela prefeita Luzia Coppi Mathias ao presidente dos Gideões, Cesino Bernardino, sábado, às 19h, marca a abertura da 32ª edição do Congresso Internacional de Missões, o Gideões, em Camboriú. Com expectativa de receber 150 mil pessoas em 10 dias de evento, o congresso terá a participação de cerca de mil cantores, além de missionários de 42 nações, que irão apresentar um relatório da ação desenvolvida em 62 projetos, como o evangelismo e a assistência social. Entre as atrações está confirmada a presença do pastor e deputado federal Marco Feliciano, no dia 4 de maio.

Continua depois da publicidade

De acordo com o coordenador do evento, Huelsen Ricardo Santos, são esperados pregadores de diversos locais do país, além de África e Europa.

– Hoje os gideões transcendem a questão religiosa, o evento aquece a economia não só da cidade, mas da região. Lojas relocam seu ponto e a nível de congresso missionário esse é o maior do país.

Trabalhadores

O congresso reúne pessoas de diversos cantos do país e até do exterior. Ivan Felipe Santiago é gideão há 37 anos e veio de Peruíbe (SP) para trabalhar como voluntário no evento. Segundo ele, essa é a nona vez que participa do encontro e a primeira como voluntário.

Continua depois da publicidade

– Vim para ajudar na segurança e organização. Vamos ficar 13 dias aqui, vim junto com um pastor. O que eu mais gosto são os trabalhos espirituais, cultos e pregações – conta.

Quem também saiu de casa para trabalhar durante o congresso foi o comerciante Reinaldo Rodrigues dos Santos. Ele veio de Porto Belo para montar uma barraca de venda de alimentos, como cachorro-quente e pastel.

– Todo ano eu venho no congresso. É uma forma de aumentar o lucro, porque vem bastante gente – afirma.

SERVIÇO

O quê: 32º Congresso Internacional de Missões dos Gideões – Tema: “Gideões não virem as costas para o clamor do mundo em agonia”

Continua depois da publicidade

Quando: de sábado até 5 de maio

Onde: Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen (rua Maria da Glória Pereira, Centro) e pavilhão dos Gideões, anexo ao templo sede da IEAD Camboriú (rua Joaquim Nunes, 244, Centro)