O Congresso norte-americano aprovou, nesta quinta-feira, uma lei que permitirá que os parlamentares possam reverter ou rejeitar qualquer tipo de acordo nuclear entre os Estados Unidos e o Irã. A aprovação da lei ocorre no momento em que os países do G5+1, grupo formado pelos Estados Unidos, China, Rússia, França e Alemanha, estão finalizando um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O acordo definitivo deverá ser assinado até o dia 30 de junho, segundo o cronograma proposto.
Continua depois da publicidade
A lei aprovada segue agora a assinatura do presidente Barack Obama, mas ele é um dos grandes defensores do acordo sobre o programa nuclear do Irã. As negociações internacionais foram retomadas na terça-feira com o objetivo de alcançar um acordo final.
Trem que tombou nos Estados Unidos estaria acima da velocidade permitida
Continua depois da publicidade
Vaticano assina seu primeiro acordo com Estado da Palestina
No caso do acordo ser assinado, Barack Obama, terá de esperar que o Congresso examine as cláusulas firmadas durante 30 dias, para que o estabelecido nas cláusulas possa ser executado. Além disso, a lei aprovada diz que as sanções definidas pelos parlamentares ao acordo não poderão ser retiradas.
*Agência Brasil