A terça-feira de congestionamentos na BR-101, entre Tubarão e Laguna, deve se arrastar até a meia-noite, conforme as previsões da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina. De amanhã até sábado, os prognósticos indicam o aumento gradativo da lentidão, que deve atingir o trecho entre Sombrio e Araranguá e a região de Palhoça.

Continua depois da publicidade

Por volta das 19h30min, a tranqueira se espalhava por uma faixa de asfalto de 24 quilômetros, no sentido RS-SC. Cerca de 30 veículos passavam por minuto em frente ao posto da PRF, em Tubarão, que credita 70% do fluxo aos motoristas gaúchos que buscam as praias catarinenses. O ponto congestionado fica entre os km 336 e 312, passando por Tubarão, Capivari de Baixo e chegando ao trevo de acesso à Laguna.

Em alguns trechos, a fila faz os motoristas descerem dos carros. Ambulantes vendem bebidas e picolés no meio dos veículos. Morador de Capivari, Jhonny Balduíno, 22 anos, viu a oportunidade bater na porta de casa. Lindeiro à rodovia, tratou de faturar com a tranqueira. Encheu um isopor com água, refrigerante e suco e ficou a vender os produtos escorado no muro em frente à sua residência. Cada refresco custa R$ 3. Quem leva dois, paga R$ 5.

– Vi a fila ontem (segunda) e pelas oito da noite resolvi pegar o isopor. Vendi 18 itens. Hoje foram 10 só no começo da tarde – relata Jhonny, que pretende entrar a madrugada faturando na BR-101.

Continua depois da publicidade