Um confronto tranquilo, com poucas trocas de farpas e algumas provocações. Assim foi o último debate dos candidatos à prefeitura de Blumenau, promovido na noite de quinta-feira (3) pela NSC TV. Ana Paula Lima (PT), Delegado Egidio (PL), Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (Podemos) e Rosane Martins (PSOL) passaram cerca de duas horas expondo ideias e questionando uns aos outros.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Números dos candidatos e apuração ao vivo das Eleições 2024

No primeiro bloco, os candidatos puderam fazer perguntas de temas livres. Conforme sorteio prévio, Ana Paula começou questionando Egidio sobre melhorias na saúde. O delegado disse que quer ampliar o atendimento e dar mais agilidade na realização de exames. Ana Paula também comentou sobre as prioridades do plano de governo dela, entre elas a de zerar a fila por consultas com especialistas. Ricardo Alba foi o segundo a questionar e escolheu Tramontin. Ambos falaram sobre o abastecimento de água no município e o Samae.

Na sequência, Egidio perguntou sobre as ideias de Rosane para prevenção a desastres, principalmente sobre enchentes. A candidata do PSOL resumiu alguns dos itens do plano de governo dela, enquanto Egidio aproveitou o espaço para falar do que pretende fazer se for eleito e citou o programa federal de alerta que foi testado em Blumenau recentemente. Foi então que ocorreu a primeira subida de tom do debate.

Continua depois da publicidade

Na tréplica, Rosane disparou: “Não vi ninguém do PL fazer nada para evitar [desastres], não adianta alertar, não é um aplicativo que vai salvar você, blumenauense”. Rosane foi a penúltima a perguntar e chamou Ana Paula para o embate. Elas falaram sobre censura e políticas publicas para a saúde da população LGBTQIAPN+. Por último, Tramontin falou sobre corrupção e questionou Alba sobre o assunto. Os dois aproveitaram a oportunidade para criticar o atual governo e o delegado Egidio — a chamada dobradinha.

No segundo bloco, os candidatos pareceram menos tensos e tiveram de fazer perguntas de assuntos sorteados pela apresentadora Patrícia Silveira. Rosane abriu a rodada e questionou Tramontin sobre mobilidade urbana. O ex-promotor perguntou para a petista sobre as propostas dela para o turismo de Blumenau e expôs as dele. Delegado Egidio escolheu Rosane para falar do atendimento nos postos de saúde. “Vamos fazer o que o atual governo não faz”, cutucou a advogada no início da fala dela. Ricardo Alba teve de questionar Egidio sobre o transporte coletivo. Depois de Egidio prometer mais horários e outras mudanças, Alba ironizou: “O delegado fala muito, mas não faz o que fala”. Egidio revidou a “cutucada” e garantiu que vai melhorar o serviço.

Veja fotos do debate

Ana Paula fechou o bloco perguntando a Alba sobre prevenção a desastres. Ele começou a fala com outra provocação, afirmando que contaria com o dinheiro vindo da Câmara para tirar projetos do papel: “A senhora foi eleita deputada federal para trazer dinheiro de Brasília”. A candidata retrucou: “Não preciso de deputado para trazer dinheiro, temos projeto”.

Continua depois da publicidade

Novo embate entre candidatos

No terceiro bloco, os candidatos puderam fazer qualquer pergunta aos adversários. Tramontin começou questionando Egidio sobre a saúde no município. Ana Paula trouxe o transporte público para o confronto com Tramontin e ambos discordaram sobre a possibilidade de adotar a tarifa zero. Rosane foi a terceira a perguntar e novamente escolheu a candidata petista. Elas falaram de ciência e vacinação. Depois, Egidio falou de violência contra a mulher com Ricardo Alba. O servidor público fechou o bloco falando de fiscalização no trânsito, o que chamou de “indústria da multa”, com Rosane Martins.

No último bloco, os candidatos tiveram de fazer perguntas de assuntos sorteados. Delegado Egídio começou questionando Ana Paula sobre ideias para levar mais opções de lazer ao blumenauense. Ana Paula perguntou a Rosane sobre educação básica. Ricardo Alba questionou Tramontin sobre ocupação irregular. Rosane foi a penúltima a perguntar e escolheu delegado Egidio. O assunto foi fiscalização de trânsito. Para finalizar, Tramontin teve de perguntar sobre saneamento básico ao candidato Ricardo Alba.

Ao final da rodada, cada candidato teve pouco mais de um minuto para as considerações finais. Egidio começou destacando a campanha propositiva que tentou liderar. Ana Paula aproveitou o tempo para agradecer aos eleitores que a receberam e trouxeram demandas. Tramontin também agradeceu. Alba pediu voto e ressaltou algumas propostas. Já Rosane também agradeceu, criticou os adversários e explicou o que a levou a se candidatar.

Assista na íntegra como foi o debate.

Leia mais

Como é por dentro o luxuoso prédio de Balneário Camboriú com acesso exclusivo a shopping