Os confrontos de sexta-feira entre as forças de ordem e manifestantes no centro do Cairo deixaram oito mortos e 299 feridos, segundo um balanço oficial comunicado neste sábado pelo ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
– O balanço dos incidentes de sexta-feira diante da sede do governo foi de oito mortos e 299 feridos – declarou Adel Adaui, vice-ministro da Saúde, citado pela agência oficial Mena. O balanço anterior era de 3 mortos e 257 feridos.
Na manhã deste sábado, as forças de ordem tomaram o controle das imediações da sede de governo, onde ocorreram os confrontos na noite anterior. Soldados e policiais fecharam os acessos à região, instalando cercas.
Após várias horas de calma, ocorreram confrontos esporádicos pela manhã com grupos de manifestantes, que lançaram pedras e coquetéis molotov. Os confrontos começaram na sexta-feira de manhã entre as forças de ordem e os manifestantes, que desde o fim de novembro acampam perante a sede do governo para protestar pela decisão do exército de nomear um primeiro-ministro, Kamal el Ganzuri, que já foi chefe de governo no regime do presidente deposto Hosni Mubarak.
Os confrontos ocorrem em pleno período eleitoral. O Egito realiza desde o dia 28 de novembro eleições legislativas, que, por enquanto, são dominadas pelos partidos islamitas.
Continua depois da publicidade