Confrontos entre manifestantes hostis ao poder militar e soldados das forças de segurança no Cairo deixaram ao menos dois mortos e 130 feridos nesta sexta-feira, indicaram fontes hospitalares. Os confrontos foram registrados no bairro de Abbassiya, no Cairo, próximo ao Ministério da Defesa, aumentando ainda mais a tensão às vésperas da eleição presidencial, que tem seu primeiro turno previsto para o final do mês.

Continua depois da publicidade

– O soldado foi atingido por um tiro no estômago – indica o Ministério em um comunicado publicado pela agência oficial Mena.

Ainda não foi estabelecido se o militar está entre as duas pessoas mortas indicadas anteriormente pelo hospital universitário Al-Zahra. Os médicos no local informaram que as duas pessoas tinham sido mortas a tiros.

– Nós recebemos 130 pessoas que ficaram feridas nos confrontos em Abbassiya – declarou Hicham Adel, diretor adjunto do hospital Ain Shams.

Continua depois da publicidade

Os manifestantes jogaram pedras nas forças de segurança, que responderam com um canhão d’água e bombas de gás lacrimogêneo. Veículos militares perseguiam manifestantes em meio a barulhos de tiros.

– Um cessar-fogo terá início a partir das 23h locais [18h de Brasília] desta sexta-feira até sábado de manhã em torno do Ministério – declarou o general Mukhtar al-Mulla, membro do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), em um pronunciamento televisionado.