Para quem olha de relance o estilo requintado deste apartamento, formatado ao gosto do cliente – sim, ele é daqueles que sabem exatamente o que querem -, não se engane. A aparência é sofisticada mas a alma, acima de tudo, prática e organizada como… uma casa de homem. Há muito mais espaço para bebidas do que para hortaliças na side by side. Em vez de branco e rosa, preto e bordô – contrariando a máxima de usar tons claros em espaços compactos.

Continua depois da publicidade

A obra que transformou o imóvel novo (localizado em uma avenida do bairro Boa Vista, já conceituado como um apartamento de solteiro) em uma proposta de flat personalizado tem a assinatura da arquiteta Aclaene de Mello, que cedeu a outros recursos para proporcionar sensação de amplitude.

A própria porta de entrada tem a superfície interna totalmente revestida de espelho, de maneira que duplica o espaço junto ao estar. Ao cruzar a abertura pivotante para a área de 38,76 metros quadrados do apartamento se descortina a vida integrada de um executivo de 44 anos com a rotina profissional dividida entre três cidades: Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.

Esse tempo de permanência na cidade, de aproximadamente uma semana de cada vez, mais os hábitos pessoais do usuário, levaram a arquiteta a eliminar o volume de churrasqueira e a cozinha com área de serviço na sequência, esta com três metros quadrados.

Portas são elementos importantes no projeto de Aclaene. Corre até a geladeira (onde ficava a antiga churrasqueira) – que fica acoplada ao armário com adega e despensa, do lado de fora da nova cozinha – uma porta de 1,20m de largura revestida de espelho, mesma solução para a porta do roupeiro.

Continua depois da publicidade

Quando fechada, a da cozinha deixa à mostra o papel de parede nacarado em dourado, com estampa de arabescos, atrás da poltrona. Esta fica no ponto onde antes passava o balcão divisório de alvenaria derrubado na reforma. Atrás dela, voltado para o ambiente único de serviço, fica um armário. Lá dentro tem microondas, forno, fogão de quatro bocas e máquina lavadora e secadora de roupas.

Focado nos detalhes

– Ele sabe o que quer: todos os materiais foram escolhidos ou norteados por este cliente – ressalta Aclaene, ao explicar a origem da poltrona com detalhes em leões. Trata-se de uma peça adquirida pelo proprietário do apartamento, que tem uma idêntica no seu lar mineiro.

Do mesmo modo, a cabeceira da cama, um painel em meia-parede, foi executada em Belo Horizonte, de couro e com trabalho em capitonê. Os pedidos específicos do dono da casa incluíram rodapés mportantes.

A arquiteta desenhou o acabamento, especificado de madeira, com 25cm de altura, em imbuia talhada.

– Pediu rodapés trabalhados porque, quando as cortinas estivessem abertas, iriam aparecer com destaque – conta Aclaene, se referindo aos momentos de janelas abertas, para trabalhar em casa.

Continua depois da publicidade

Ao contrário, com o ambiente voltado para proporcionar a melhor imagem do home theater, exibe o cortinado de veludo fechado, caixas de som por todos os ambientes acionadas e a TV de 42 polegadas ligada. De um suporte para ser apreciada tanto do quarto quanto do estar, contracena com uma mandala árabe banhada a ouro, do acervo de viagens do proprietário. Pessoal e intransferível.