Uma disputa virtual entre uma organização de combate a spams – e-mails indesejados enviados em massa para várias pessoas – e uma empresa holandesa que faz hospedagem de sites na Web congestionou o tráfego na internet, nesta quarta-feira. Os ataques cibernéticos, segundo uma reportagem do jornal The New York Times, preocupam especialistas no mundo inteiro.
Continua depois da publicidade
O canal de vídeos sob demanda Netflix e outros sites populares ficaram lentos ou inacessíveis para muitos usuários, relata a imprensa internacional. Engenheiros que operam a rede global, afirmaram que os ataques estão se intensificando e, se continuarem, podem acabar afetando serviços básicos como e-mails e transferências bancárias.
– Esses ataques são basicamente como explosões nucleares, causam muito dano facilmente – afirmou para o jornal americano Matthew Prince, diretor-executivo da firma especializada em segurança digital CloudFlare.
O conflito – divulgado para o público pela CloudFlare, na semana passada – começou quando a organização antispam Spamhaus acusou a Cyberbunker de enviar mensagens indesejadas através de seus domínios na Web. Segundo informações da BBC, as forças policiais de cinco países estão investigando o caso.
Continua depois da publicidade