A Secretaria da Saúde de Joinville divulgou novos números do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chykungunia e zika vírus. Até agora foram encontrados 117 focos em 18 bairros, com destaque para o Boa Vista, que lidera a lista com 37. A secretaria também confirmou o segundo caso de dengue autóctone, ou seja, contraído no próprio município.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O segundo caso de dengue autóctone foi o de uma estudante de 17 anos, moradora do bairro Vila Nova. A menina contraiu a doença em Joinville, mas não precisou ser hospitalizada. Ela fez todo o tratamento seguindo o protocolo da doença e passa bem. Joinville já registrou também um caso autóctone de febre chikungunya, que foi contraída por uma garoto de 13 anos, também morador do bairro Vila Nova. Não houve casos de zika vírus registrados na cidade até o momento.

As ações dos agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental continuam intensificadas, mesmo com a chegada do frio. A principal preocupação é com o bairro Boa Vista que concentra o maior número de focos, em sua maioria são encontrados em residências e não em armadilhas. Além do Boa Vista, o Itaum com 22, Zona Industrial com 11 e Floresta com nove focos lideram a lista de bairros com maior incidência de larvas do mosquito. Os outros bairros são: Fátima; João Costa; Rio Bonito; São Marcos; América; Glória; Nova Brasília, Pirabeiraba; Anita Garibaldi; Boehmerwald; Bucarein; Costa e Silva; e Vila Nova.

Continua depois da publicidade

Focos

Boa Vista: 37

Itaum: 22

Zona industrial: 11

Floresta: 9

Fátima: 7

São Marcos: 5

Aventureiro: 4

João Costa: 4

Rio Bonito: 4

Anita Garibaldi: 2

América: 2

Glória: 2

Nova Brasília: 2

Pirabeiraba: 2

Boehmerwald: 1

Bucarein: 1

Costa e Silva: 1

Vila Nova: 1

Total: 117

Dengue

Investigados: 213

Descartados: 185

Confirmados: 23 (21 importados e 2 autóctone)

Aguardando resultado: 5

Chikungunya

Investigados: 18

Descartados: 11

Confirmados: 5 (4 importados e 1 autóctone)

Aguardando resultado: 2

Zika vírus

Investigados: 5

Descartados: 2

Aguardando resultado: 3