Santa Catarina registrou primeiro caso de zika vírus contraído dentro do Estado. O paciente diagnosticado com a doença é residente do município de Chapecó, no Oeste de SC. Além do caso autóctone, SC soma 33 casos importados de outros estados e dois estão em investigação do local de infecção. Há também 88 casos suspeitos da doença aguardando análise do laboratório. No ano de 2015 foram notificados 10 casos de febre do zika vírus em SC, sendo todos importados.
Continua depois da publicidade
Segundo a assessoria de imprensa de Chapecó, o paciente é um homem, de 43 anos, morador do bairro Engenho Braun e que apresentou os sintomas em março. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) afirma que o paciente passa bem. Mas a confirmação reacende o alerta para a necessidade de cuidados contínuos de prevenção ao mosquito Aedes aegypti:
— Temos 42 municípios infestados pelo mosquito e estamos falando desde o início do ano sobre o risco de transmissão. Éramos o único estado sem transmissão do zika. Isso serve para ressaltar a importância dos cuidados para evitar os locais de criadouros do mosquito — diz o coordenador do Programa Estadual de Combate à Dengue, João Fuck.
Presos irão auxiliar no combate à dengue em Florianópolis
Continua depois da publicidade
O coordenador afirma que apesar da tendência de diminuição dos casos com a chegada do frio, as ações devem ser constantes, pois os ovos sobrevivem até um ano e se não forem eliminados “pode voltar a ter epidemia do ano que vem”. Além disso, na última semana foram mais 221 casos de dengue confirmados em SC.
Olimpíada pode atrair pelo menos 20 vírus ao Brasil
O relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta terça-feira mostra que SC já soma 3885 casos confirmados de dengue, sendo 3569 contraídos dentro do Estado. No mesmo período em 2015 haviam sido confirmados 2.940 casos autóctones, representando um aumento de 18%.
Confira mais notícias sobre dengue
Os casos de febre chikungunya também aumentaram de 46, no último boletim, para 48 nesta semana. Do total de casos confirmados, 46 são importados (transmissão fora do Estado) e dois estão aguardando definição do local de infecção. Além disso, 156 casos da doença permanecem em investigação.
Continua depois da publicidade