A Secretaria de Saúde confirmou esta semana o primeiro caso de meningite bacteriana em Jaraguá do Sul este ano. A paciente é uma mulher de 48 anos, que permanece internada na UTI do Hospital São José em estado grave.

Continua depois da publicidade

Ela foi internada no Hospital Jaraguá no sábado passado, mas foi transferida para a UTI na segunda-feira porque o quadro se agravou. Na semana que vem deve chegar o resultado do Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), em Florianópolis, para saber qual tipo de meningite bacteriana ela possui.

O gerente da Vigilância Epidemiológica, Walter Clavera, disse que os familiares da paciente foram medicados para tratar uma possível contaminação. Os colegas de trabalho receberam orientações para prevenir a doença. Clavera explica que a meningite bacteriana costuma ser mais comum durante o frio, quando os ambientes ficam mais fechados.

– É importante manter os ambientes sempre ventilados e lavar as mãos com frequência para evitar o contágio -, orienta.

Continua depois da publicidade

Este ano, foram confirmados cinco casos da doença na cidade, sendo um de meningite bacteriana e quatro de meningite viral, que costuma ser menos grave. Dois casos suspeitos foram descartados.

No ano passado, foram 38 casos suspeitos e 26 confirmados, com duas mortes. Clavera ressalta que é importante o paciente procurar ajuda médica logo que suspeitar de meningite, para agilizar o tratamento. Os sintomas da meningite incluem febre alta, dor de cabeça forte, vômito, rigidez na nuca e manchas avermelhadas pela pele.