A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC) confirmou no fim da tarde desta terça-feira (25) um caso de meningite bacteriana em um menino de 6 anos. A doença foi causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). A criança está internada em estado estável, no Hospital Regional de Araranguá.

Continua depois da publicidade

De acordo com a DIVE/SC esta bactéria não causa surtos e geralmente é uma consequência de um agravamento de uma amigdalite ou sinusite. Por esse motivo, não são necessárias medidas de quimioprofilaxia. Neste procedimento, todos os contatos próximos pessoa infectada tomam um antibiótico.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a bactéria Streptococcus pneumoniae, é a segunda maior causadora de meningite de origem bacteriana no Brasil. É mais frequente no sexo masculino e apresenta maior risco para idosos e portadores de doenças crônicas ou de doenças imunossupressoras.

A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é a chamada pneumocócica 10-valente (conjugada) que protege contra todas as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae. O Calendário Nacional de Imunização prevê a aplicação em três doses: a primeira aos dois meses, a segunda aos quatro meses e o reforço com um ano de idade.

Medidas de Prevenção

Evitar aglomeração;

Continua depois da publicidade

Manter locais arejados, ventilados e sempre que possível ensolarados;

Manter higiene pessoal e de utensílios;

Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;

Ao visitar bebês, lavar as mãos e usar álcool 70%;

Não visitar bebês se estiver resfriado ou com febre;

Manter a caderneta de vacinação em dia.