A Secretaria da Saúde de Joinville divulgou na tarde desta quarta-feira a confirmação de mais uma morte provocada pelo vírus Influenza H1N1 na cidade. Trata-se de um homem de 33 anos que estava internado há cerca de um mês com complicações respiratórias graves e morreu no sábado.

Continua depois da publicidade

Confira as últimas notícias de Joinville e região

Com esse, sobe para dois o número de óbitos causados pela gripe A em Joinville. O paciente tinha uma somatória de doenças crônicas e fazia parte do grupo de risco. Ele não estava vacinado e iniciou o tratamento contra o H1N1 ao ser internado no hospital, há cerca de 30 dias.

Ao todo, foram enviadas para análise 96 amostras coletadas na cidade. Destas, 13 foram descartadas, dez confirmadas, e 73 aguardam resultados. Dos casos confirmados, todos os pacientes foram tratados, estão em casa e passam bem.

Continua depois da publicidade

Prevenção

– Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

– Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

– Manter os ambientes ventilados;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.