Penha é um dos destinos mais procurados no verão. Não apenas por contar com o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World. São 19 praias distribuídas na cidade, algumas delas muito conhecidas, como a Armação do Itapocorói e a Praia Alegre, mas há alguns recantos que, apesar da beleza natural, ainda são pouco procurados.
Continua depois da publicidade
> Confira galeria de fotos dos Roteiros Alternativos na cidade de Penha <
Talvez por causa do acesso, já que em alguns a estrada não é pavimentada e, em outros, chega-se apenas por trilhas. A reportagem de O Sol Diário visitou três destes pontos. Em todos é preciso ter disposição e pelo menos um pouco de espírito de aventura. São cantos em que a natureza ainda é o principal atrativo. Sem estrutura de lanchonetes, bares e restaurantes, o jeito é fazer seu “kit de sobrevivência” com água e lanches leves, se a intenção for passar o dia.
O primeiro fica ao lado da Praia de São Miguel. Um costão de pedras é refúgio para quem gosta de contemplar a natureza em lugares inóspitos. Ou para quem gosta de ficar em costões para praticar a pesca de arremesso. Depois, seguimos pela Rua Tijucas, que vira Rua do Turismo, margeando as praias Vermelha, do São Roque e o Canto do Poá.
Em alguns pontos é possível ver trilhas em que os banhistas podem descer até as praias. E, no caminho, encontramos o segundo ponto do roteiro, o Mirante da Praia Vermelha. De lá, é possível avistar toda a extensão desta praia e o ponto é muito usado pelos praticantes de voo livre. No fim da estrada, quando a via começa a se chamar Rua São Roque, é possível acessar uma escada, ao lado de uma casa, e chegar ao Canto do Poá. Conheça cada um destes lugares:
Continua depois da publicidade
Recanto do Padre
Um costão de pedras no fim da Praia de São Miguel é conhecido popularmente na região como Recanto do Padre. Tudo por causa de uma casa, isolada, de frente para o costão, onde se lê no portão Casa do Padre. O local é procurado, principalmente, por quem gosta de contemplar a natureza ou de praticar a pesca de arremesso.
Para chegar até lá é preciso ir até o fim da Rua Arno Becker (beira-mar), virar à esquerda e pegar à direita duas vezes, indo até pouco antes do fim da via, onde pode se ver a casa do padre. Margeando a residência, você chega a um costão de pedras. Aí a dica é ir com um calçado confortável e que ajude a se manter firme nas pedras.
E se você não se garantir, é melhor ficar no início, sem ir adiante já que existe o risco de queda. Mesmo quem não avança muito tem a oportunidade de ver, ao longe, os barcos de pesca e, ainda mais adiante, as praias de Gravatá, Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú.
Mirante da Praia Vermelha
Indo pela Rua do Turismo, que margeia a Praia Vermelha, a parada é obrigatória no mirante. Lá, dá para se avistar toda a praia que dá nome à região e até para perceber as condições do mar. Ao lado direito, a parte habitada da praia, onde se tem um pouco mais de estrutura para os banhistas. Do outro lado, o local é mais deserto, mas, nem por isso, menos bonito.
Continua depois da publicidade
Para chegar a este lugar é preciso ter atenção, já que um trecho é fechado por uma propriedade particular. O local também é ponto de decolagem para os praticantes de voo livre, como asa deltas e parapentes. Em um dia com boas condições, dá para se ter uma visão mais diferente da região.
Canto do Poá
A Praia do Poá é uma das mais procuradas, principalmente, pelos moradores da região, já que a maioria dos turistas ainda não a descobriu. Dá para chegar até o canto de duas formas. A mais comum é acessar a praia pela Rua José Camilo da Rocha e ir a pé, pela areia, até o local. Mas há um acesso, ainda na Rua São Roque, ao lado de uma das residências. É só descer uma escada.
A faixa de areia não é muito extensa, mas o lugar inspira tranquilidade. São poucas as residências na região e não existe estrutura de bar ou lanchonete. Mas o mar é calmo e é ideal para passar o dia em família. Algumas árvores que ficam na orla dispensam até o uso de guarda-sol. Um bom lugar para relaxar e esquecer o resto do mundo.