O clima de alegria para o fim de semana do Carnaval começa com o retorno do “Enterro da Tristeza” nesta quinta-feira (16), um dos blocos de rua mais tradicionais de Florianópolis. A festa inicia às 14h, no Centro, para sepultar a mágoa dos dois anos em que a Capital ficou sem folia. Por volta das 19h, o carro alegórico e os trios elétricos saem em cortejo pelas ruas da região central junto com o público.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

Neste ano, a organização aguarda a presença de 50 mil pessoas para celebrar a volta das festas de rua. Na última edição, realizada em 2020, 44 mil foliões compareceram e lotaram as principais avenidas da cidade.

O evento é organizado pelo Bloco S.O.S, que pertence à Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina (AFESSC). Em 2023, o slogan da festa é “Só a saúde me faz respirar, me abana!”, em homenagem às equipes de saúde que atuaram no combate à pandemia.

A “catacumba” da tristeza, carro alegórico do bloco, contará com o caixão para o enterro e os tradicionais personagens da festa: Defunto, Viúva, Morte e os coveiros. Eles devem performar durante a folia e incentivar o predomínio da felicidade por todo Carnaval.

Continua depois da publicidade

Carnaval em Santo Antônio de Lisboa terá 32h de festa e espera por mais de 200 mil pessoas

— Todo ano, a gente enterra as mágoas, tristezas e vaidades. O bloco é isso, para enterrar mesmo as divergências e invejas também — reafirma José Roberto Jacques, presidente e coordenador do Bloco S.O.S.

Além de DJ durante a tarde, o bloco também vai contar com show de samba e a Banda do Zé Pereira durante o cortejo pelas ruas. Serão três trios elétricos para embalar a festa, que também terá a presença da corte do Carnaval de Florianópolis.

Estrutura do bloco

A estrutura de concentração do “Enterro da Tristeza” será montada na Avenida Hercílio Luz, na esquina com a Avenida Mauro Ramos, no Centro da Capital. O público é convidado a chegar a partir das 14h e apenas às 19h começa o cortejo em direção à Praça Fernando Machado.

Florianópolis terá 5 dias com mudanças no trânsito durante o Carnaval; veja rotas

Os foliões terão acesso a 40 banheiros químicos na Hercílio Luz e outras 30 unidades próximo ao largo da Catedral, por onde o bloco deve passar no período da noite.

Continua depois da publicidade

A segurança será responsabilidade da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal. Outros 30 profissionais de segurança de uma empresa privada também foram contratados pela prefeitura de Florianópolis e devem atuar durante o bloco.

Trânsito pelo Centro

A prefeitura da Capital já adiantou mudanças no trânsito de veículos por conta do “Enterro da Tristeza”. A Avenida Hercílio Luz, no encontro com a Mauro Ramos, será fechada quando o bloco iniciar o deslocamento. Assim que a Hercílio Luz começar a ser liberada gradativamente, o trânsito será direcionado para a Rua Emílio Blum em um primeiro momento.

Praça XV é fechada com tapumes para o Carnaval no Centro de Florianópolis

Caso o público lote o local, a Guarda Municipal poderá bloquear por completo a Hercílio Luz. Nesse caso, o trânsito será desviado para a Rua Anita Garibaldi. Assim que o bloco estiver perto da Praça XV, o trânsito será desviado para a Rua Vidal Ramos.

Legado de alegria

Criado em 1964, o “Enterro da Tristeza” é um dos eventos de Carnaval mais antigos da Capital catarinense. A folia começou no Clube Paineiras, onde um grupo de pessoas usavam um “caixão” de papelão, colocavam um boneco dentro e saiam batendo latas pelo centro da cidade. Com o fechamento do Paineiras, a festa foi comandada por boates e clubes até 1995, quando a AFESSC e o Bloco S.O.S assumiram a folia.

Continua depois da publicidade

Com 41 anos de existência, o Bloco S.O.S foi criado para proporcionar momentos de lazer e alegria a seus associados, familiares e amigos. Em 1983, o S.O.S. realizou o seu primeiro desfile público e passou a fazer parte do calendário de blocos carnavalescos da cidade.

Com o resgate do “Enterro da Tristeza”, a confraternização que era apenas entre colegas de serviço se tornou um dos maiores blocos de carnaval de Santa Catarina, que arrasta uma multidão de pessoas pelas principais ruas da cidade.

Veja o vídeo de como curtir o Carnaval com segurança

Leia também

Furtos de celulares no pré-Carnaval de Florianópolis geram insegurança e acendem alerta

SC atinge índice de alerta extremo para radiação ultravioleta, e especialistas orientam cuidados