Futebol faz sucesso mundial porque é simples, não é? Diga isso para as comissões técnicas das 32 seleções que passaram dois dias em reuniões para discutir com a Fifa normas, datas e até as regras do jogo, que todos acham tão fáceis.
Continua depois da publicidade
No Congresso Técnico realizado no Costão do Santinho, as manhãs foram dedicadas à discussão exaustiva de 17 itens presentes na Copa do Mundo. Arbitragem, marketing, esquema de transportes e até andamento das partidas, por exemplo. Com requintes de crueldade para quem só pensa em jogar bola: até palestras com lições práticas sobre interpretação de lances como mão na bola, pênaltis e faltas, estiveram incluídas.
Além disso, definições importantes foram feitas, como a de que os cartões amarelos zeram a partir das quartas de final e que os lances de dúvida que forem resolvidos pela tecnologia da linha do gol serão mostrados em replay nos telões dos estádios. A ânsia de explicar tudo tintim por tintim chega a itens curiosos, como normatizar até o aperto de mão entre os jogadores.
COMPETIÇÃO
Continua depois da publicidade
Arbitragem
O diretor de arbitragem da Fifa apresentou diversos vídeos para exemplificar as situações de jogo e de como eles estão instruídos a marcar as faltas, principalmente no que diz respeito a cartões amarelos e vermelhos. Todo mundo entendeu como os árbitros estão treinados. Exemplos de lances como bola na mão e mão na bola, pênaltis com cartão vermelho e pênaltis que serão cartão amarelo. Também foi explicado como os árbitros foram selecionados para a Copa.
Cartões zerados
Os cartões serão zerados após as oitavas de final. Dessa forma, se um jogador receber o segundo amarelo no jogo das oitavas, poderá atuar na partida das quartas de final. Vale lembrar que na Copa o atleta é suspenso com dois cartões amarelos.
Aquecimento
Foi apresentado como deve ser o aquecimento dos atletas durante as partidas. Em campos com espaço atrás dos gols, cada time aquece próximo ao seu goleiro com até seis jogadores. Se não houver esse espaço, o aquecimento será na lateral do campo, no mesmo lado em que o bandeirinha se encontra, para não atrapalhar o assistente do lado oposto em um lance de impedimento. Nessa situação, são apenas três jogadores. Nos dois casos é permitida a presença de duas pessoas para coordenar.
Continua depois da publicidade
Linha do gol
Foi explicado em vídeo o posicionamento das câmeras do sistema que informa quando a bola cruza a linha do gol. Também foi informado que esse lance irá aparecer no telão quando houver dúvidas e o gol for decidido pela tecnologia. Será colocada a imagem do lance e depois a do equipamento, da mesma forma que ocorre com o tênis, quando há desafio.
Treinadores e área técnica
Foram repassadas todas as orientações das outras copas sobre como falar com os jogadores e até mesmo sobre hidratação. Foi sinalizada a possibilidade de paradas técnicas para reidratação dos atletas nos jogos que forem realizado com altas temperaturas.
TRANSPORTE
Detalhes da legislação brasileira
Embora se tenha o mesmo nível de requerimento entre uma Copa e outra, a legislação muda em cada país. Há coisas que foram feitas em um lugar e que não podem ser feitas em outro. É difícil os estrangeiros entenderem como funcionam as coisas internas de cada país. Por exemplo. No Brasil, a aviação tem uma série de órgãos envolvidos: Infraero, aviação civil, operadores privados, Anac.
Continua depois da publicidade
Frotas
O que será disponibilizado para as seleções em número de ônibus, de carros e caminhões. Como será o deslocamento e formação desse comboio. Cada seleção terá à disposição:
1 ônibus, mas na chegada poderá ter outro ônibus extra, desde que seja contratado pelo sistema da Fifa
2 carros de cinco lugares
2 carros de sete lugares
1 caminhão ou van para levar 1,5 tonelada de equipamentos
Aviões
É obrigação do comitê oferecer voos fretados. O processo está em andamento e ainda não está definido quem vai fazer esses voos. Mas todos os deslocamentos acima de 150 quilômetros serão voos fretados. A Fifa deve fretar oito aviões para atender as seleções.
Continua depois da publicidade
Datas
Cada seleção tem de estar pelo menos cinco dias antes do início do seu jogo de estreia no centro de treinamento selecionado por ela. A primeira a chegar será a Austrália, no dia 28 de maio.
Durante a Copa
Obrigatoriamente as seleções têm de estar na cidade-sede na véspera da partida. Foi dada a possibilidade de se alguém quiser chegar dois dias antes também é possível. A obrigação de estar um dia antes é para coletivas. O treino aberto ao público é opcional. Viajar direto de uma cidade-sede para outra não está previsto no regulamento. Mas duas seleções pediram autorização para a Fifa.
OUTROS ASPECTOS
Equipe de TV da Fifa
As seleções receberem a informação de como será a presença da TV Fifa durante a competição. Cada delegação terá um equipe de filmagem.
Continua depois da publicidade
Marketing
O que cada seleção irá receber de equipamento esportivo que será usado dos patrocinadores. Para as bebidas, por exemplo, existe uma norma de como isso funciona. Para o jogo, é entregue no hotel. Já para os CTs, cada seleção tem de levar a própria bebida.
Fair-play
Desde a forma de como se cumprimentar entre os jogadores ao comportamento dentro do campo. Não será um aperto de mão formal, será mais informal, amigável. Esse detalhe já havia sido trabalhado em teste na Copa das Confederações e se tornou um protocolo de jogo para a Copa do Mundo.