A escolha do público em uma votação on-line nos últimos dois meses rendeu reconhecimento às iniciativas que participaram das sete categorias do Prêmio Viva Blumenau 2023. Uma cerimônia na noite desta quarta-feira (19), no Centro Empresarial de Blumenau, anunciou os vencedores.
Continua depois da publicidade
Foram quase 1 milhão de votos.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Definida pelo público como blumenauense do ano, Adriana Constante, do projeto “Sonho em Viver”, foi a ganhadora da categoria que contava com outros dois finalistas. A proposta tem o apoio de voluntários com o objetivo de realizar pedidos de quem não tem condições de ir atrás do que gostaria de fazer.
A ideia é simples, mas muda diferentes trajetórias. Assim, Adriana atua como uma espécie de “fada madrinha” que transforma vidas e busca tocar almas através do voluntariado.
Continua depois da publicidade

Além de “Blumenauense do ano”, finalistas de outras seis categorias também estiveram no evento da NSC TV nesta quarta. Confira abaixo o vencedor de cada uma delas.
- Esporte – Basquete Social do Boa Vista;
- Cultura – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib);
- Tradição – Centro Cultural 25 de Julho;
- Social – Feira da Amizade;
- Gastronomia – Cafeteria Especial;
- Economia – Entra 21.
Basquete Social do Boa Vista
Vencedor da categoria “Esporte”, o projeto criado em 2017 abraça a solidariedade entre arremessos e dribles. Leonardo Friese, idealizador da iniciativa, trabalha atualmente com 16 alunos — todos moradores do bairro Boa Vista. É no horário de intervalo do almoço dele que os jovens se reúnem para participar das atividades.
A ação é voluntária, com aulas em quatro dias da semana. Para Friese, o projeto veio não só como uma atividade física, mas se tornou também uma forma de manter os garotos ativos e longe de caminhos ligados a vulnerabilidade.
Continua depois da publicidade
Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib)
Na categoria “Cultura”, o Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib) foi o vencedor em uma disputa com outros dois candidatos. Em 25 anos, já foram mais de 400 espetáculos que vieram para a cidade e 400 mil crianças e adolescentes que participaram do evento, de acordo com Maria Teresinha Heimann, criadora da proposta.
A idealizadora do projeto ainda explica que muitos grupos que participam do Fenatib conseguem uma oportunidade em outros editais e vão, até mesmo, para encontros nacionais. Para ela, ajudar nesse acesso à cultura é algo grandioso e que também faz a diferença na vida das pessoas.
Centro Cultural 25 de Julho
O Centro Cultural 25 de Julho foi o mais votado pelo público na categoria “Tradição”. O espaço já virou um lugar de encontro com a arte em Blumenau. É ali que as pessoas se deparam com oportunidades na área da dança, teatro, corais e grupos folclóricos.
As atividades são divididas por faixa etária em um universo que já existe desde 1945. O ambiente ainda conta com forte envolvimento das famílias da região, que ajudam a estimular a mistura da cultura alemã e brasileira, garantindo que a casa preserve uma identidade típica blumenauense.
Continua depois da publicidade
Feira da Amizade
Com uma tradição de mais de 30 anos, a Feira da Amizade foi a mais votada na categoria “Social” do prêmio. Uma vez ao ano, o evento transforma a Vila Germânica em um ponto de encontro entre artesãos que comercializam variados produtos para ajudar quem mais precisa.
Considerada a maior feira de solidariedade de Santa Catarina, o encontro se tornou também uma forma de trocar experiências e conhecer diferentes projetos que resistem ao tempo em Blumenau.
Cafeteria Especial
Além de reforçar tradições e lembranças, um estabelecimento de Blumenau provou que a culinária pode virar, ainda, um projeto social. Conhecido como “Cafeteria Especial”, a iniciativa une sabor à inclusão e foi vencedora na categoria “Gastronomia”.
A ideia surgiu da vontade de entregar algo com um significado forte para a cidade, como conta o empresário Giórgio Cinestre. Assim, a partir do desejo de criar uma empresa do zero junto a pessoas com deficiência intelectual, foi construído o estabelecimento em Blumenau que, hoje, conta com funcionários com e sem síndrome de down.
Continua depois da publicidade
Entra 21
O programa Entra 21 ganhou a categoria “Economia” do Prêmio Viva Blumenau 2023. Se trata de um projeto que oferece formação de graça para jovens e adultos na área de tecnologia. Nos últimos 17 anos, mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas e, em 2022, a ação foi expandida para todo o Estado.
Para o coordenador do Entra 21, Sérgio José Tomio, o projeto ajudou a cidade a se posicionar como polo de tecnologia e, hoje, aliando o social ao econômico, se tornou uma maneira de preparar ainda mais as pessoas para o futuro.
*Sob supervisão de Bianca Bertoli
Leia também:
NSC lança Viva Blumenau 2023 para valorizar pessoas, projetos e iniciativas da cidade