O Norte de Santa catarina tem ofertas gastronômicas tentadoras e vasta opção de esportes radicais para quem gosta de adrenalina e contato com a natureza. Veja sete coisas que você não pode perder quando for visitar a região:
Continua depois da publicidade
Parada obrigatória
A parada obrigatória pra quem vai subir a serra Dona Francisca, no distrito de Pirabeiraba. Em Joinville, são as lanchonetes, que entre outras coisas se destacam pelos pastéis e caldo de cana. São duas boas opções, a Lanchonete Rio da Prata e o Restaurante Max Moppi. A prova disso é que estão sempre cheios, não importa a época do ano. Além de ser um ponto de descanso para ciclistas que costumam ir até região.
Cidade devota
Continua depois da publicidade
No Centro Histórico de São Francisco do Sul fica a Igreja Matriz, a mais antiga de Santa Catarina. O templo religioso construído há 351 anos está bem conservado e é motivo de orgulho dos moradores locais, que são muito devotos.
Escalada indoor
Para os esportistas de plantão, conheci em Joinville um centro de escalada indoor com boulder e muro de sete metros para escalada guiada. O local faz parte da loja de equipamentos para aventura Jurapê, no centro da cidade. Se você tem interesse, a academia possui aula para iniciantes e professores para orientar.
Churrasco de ovelha
Para quem gosta de carne, a churrascaria Egon, que fica na beira da estrada, em Campo Alegre, é parada obrigatória na Cidade da Ovelha. Sempre que passo pela região não deixo de almoçar ali e nesta viagem não foi diferente. O restaurante serve uma carne espetacular, é só sentar e pedir o churrasco de ovelha. O preço por pessoa fica em torno de R$40.
Continua depois da publicidade
História das bikes
O Museu da Bicicleta em Joinville é um parque de diversões para quem curte bike. Lá se encontram desde bicicletas de toda parte do mundo e todas as épocas até uma réplica do personagem do filme ET. O local funciona de terça a domingo das 10h às 16h.
Canoagem
Em Jaraguá do Sul, para quem curte aventura, indico experimentar a canoagem pelos rios da região, mas só com pessoas experientes para orientar, não faça isso sozinho. Conheço o Clube de Canoagem Kentucky, que fica no bairro Czerniewicz. A rapaziada é muito animada e pronta para receber novos entusiastas do esporte.
Números criativos
No Centro Histórico de São Francisco do Sul, os moradores são cuidadosos e se preocupam com cada detalhe das casas. Os números das residências são feitos em ladrilhos decorados, que agregam mais beleza ao cenário de casas coloridas.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cores e detalhes das casas históricas de São Francisco do Sul compõem cenário inspirador
Joinville: a cidade das bicicletas
Rotina de pai eletricista e filho bailarino remete às principais vocações econômicas de Joinville