As mudanças do Criciúma na reta final do Campeonato Brasileiro demonstram um objetivo bastante claro: explorar o potencial que o clube tem em mãos para armar uma reviravolta em 2015. Com a dispensa de 13 jogadores e do técnico Toninho Cecílio, o treinador da base, Luizinho Vieira, assumiu o boné da categoria profissional e levou oito garotos para a equipe. Cinco entraram em campo domingo no empate de 1 a 1 contra o Flamengo.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias do Criciúma

::: Paulo Baier despede-se do Tigre

O destaque foi o atacante Roger Guedes, de apenas 18 anos, que estreou como profissional em grande estilo. No segundo tempo, o garoto avançou pela esquerda, percorreu todo o campo e lançou a bola nos pés de Cleber Santana, que, em belo chute da entrada da área, fez o gol de empate do Tigre. Além de Roger, outros quatro garotos – o zagueiro Iago Maidana, o volante Barreto, o meia Dodi e o atacante Andrew – tiveram aparições mais discretas, mas se saíram bem. A atuação pode não ter sido o suficiente para evitar o inevitável, mas mesmo assim o Tigre mostrou ter em sua base uma mina de diamantes a lapidar.

Continua depois da publicidade

Além de enfrentar Sport em casa e encerrar o campeonato contra o Corinthians, os garotos não param por aí. Em dezembro, o Sub-20 do Criciúma participa como único representante brasileiro do Torneio Internacional Centenário Granate, em Lanús, na Argentina, em comemoração ao Club Atlético Lanús.

Para o torneio, o grupo será formado por jogadores do júnior que não irão para o Campeonato Brasileiro Sub-20, e por atletas do Sub-17. O técnico do juvenil, Eduardo Duca, comandará a equipe na Argentina. Ao mesmo tempo, o Sub-20 do Criciúma também disputará o Brasileiro da categoria, no Rio Grande do Sul.

Segundo o executivo de Futebol do Tigre, Raimundo Queiroz, a sensação de ver os garotos em campo contra o Flamengo foi muito positiva:

Continua depois da publicidade

– É muito gostoso apostar no que viu no treino e depois ver a confirmação no jogo. É uma sensação de vitória, de estarmos no planejamento correto. Como destaque, temos o Roger, que teve uma atuação brilhante, decisiva, foi o principal jogador da equipe em função das jogadas que ele acertou. Barreto também foi muito também, foi um dos jogadores que mais desarmou.

Conheça as características dos seis futuros craques do Tigre