O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 3 e 10 de novembro de 2024 e uma das partes que mais gera expectativas nos estudantes é a redação. Por ter um peso importante na nota final, muitas vezes ela pode ser fator decisivo para a conquista da vaga em uma universidade.
Continua depois da publicidade
Se preparar com estratégia é fundamental e, embora o tema da redação seja mantido em segredo até o dia da prova, é possível ter uma ideia de possíveis assuntos para a próxima prova com base em alguns parâmetros.
Neste conteúdo, a professora Tanay Gonçalves Notargiacomo explica o que orienta a escolha do tema da redação do Enem para que você se prepare com antecedência e estude os assuntos relevantes e atuais.
Como é definido o tema da redação do Enem?
A tendência é que a redação do Enem aborde questões relevantes para a sociedade atual e, muitas vezes, com problemas que precisam de soluções urgentes. É feita desta forma para incentivar os estudantes a refletirem sobre temas que fazem parte de suas vidas e, assim, desenvolverem uma redação em que apliquem seus conhecimentos e também pensamento crítico.
A professora explica que a elaboração das provas de redação do Enem é finalizada até o mês de maio do ano em que será aplicada. Por isso, os estudantes devem estar atentos a temas anteriores a esse período para se preparar.
Continua depois da publicidade
— Tudo o que acontece até o começo de maio pode virar tema de redação. Muitas vezes ele acaba surgindo a partir de acontecimentos do ano anterior, nesse caso, 2023.
Ao abordar questões significativas para os jovens e para a sociedade como um todo, os temas de redação do Enem também costumam ter como característica a interdisciplinaridade. Isso significa que relacionam áreas diversas, permitindo aos candidatos utilizarem conhecimentos de diferentes disciplinas, como sociologia, história, geografia e até mesmo matemática.
Também é fundamental que o tema possibilite a argumentação e a apresentação de diferentes perspectivas. Isso porque a prova desafia os candidatos a formular uma tese, apresentar argumentos e, ao final, propor uma solução para o problema apresentado. Essa é uma característica do Enem e ponto levado em consideração na definição do tema, o que indica que dificilmente cairá algo extremamente específico.
Possíveis temas para a redação do Enem 2024
Muitos estudantes pesquisam por listas e indicações com possíveis assuntos para se prepararem para a redação do Enem. A dica de Tanay, no entanto, é não apostar em um tema específico para se preparar, e sim ter uma perspectiva ampla.
Continua depois da publicidade
— O Enem é uma prova muito plural, por isso o jeito mais certeiro de estudar para a redação é pensar em eixos, ou seja, temas relacionados a um aspecto central.
Confira a seguir alguns eixos relevantes indicados pela professora e possíveis temas para a redação do Enem 2024.
Saúde
- Cigarros eletrônicos e seus impactos na saúde pública: os “vapes” se popularizaram entre os jovens como alternativa ao cigarro tradicional. Como tema de redação, pode propor que os estudantes discorram sobre seus impactos e riscos;
- A importância da vacinação para a saúde no Brasil: mesmo com um histórico sólido de campanhas, as taxas de imunização caíram nos últimos anos. Como tema, poderia propor reflexões sobre desinformação e a importância da vacinação em massa.
Meio ambiente
- Crise hídrica e gestão de recursos hídricos: com os acontecimentos recentes, causados por fatores climáticos e gestão de recursos, o tema poderia propor uma reflexão sobre o uso consciente de água;
- Desmatamento da Amazônia e suas consequências globais: este é um dos problemas mais latentes no país, e poderia abordar a necessidade da preservação da floresta e políticas públicas para reduzir o desmatamento ilegal;
Continua depois da publicidade
Questões sociais
- Como superar a desigualdade no acesso à educação: a diferença entre o acesso à educação entre regiões e classes sociais é crítica no Brasil. Como tema da redação, pode propor reflexões sobre o acesso à educação pública, inclusiva e de qualidade;
- Desafios no combate à violência contra as mulheres: questões relacionadas à violência de gênero são problemas latentes, e como tema pode propor reflexões de legislação e estratégia para garantir a segurança das mulheres.
Tecnologia
- O impacto das redes sociais na saúde mental: transtornos psicológicos, especialmente entre jovens, têm sido associados ao uso excessivo das redes e a redação do Enem pode propor debates em torno disso;
- Automação e o futuro do trabalho: a tecnologia tem substituído seres humanos na realização de atividades repetitivas, e na prova pode aparecer propondo discussões sobre os desafios e oportunidades no mercado de trabalho.
Como se preparar para a redação do Enem 2024
A redação do Enem leva em conta o conhecimento de mundo dos estudantes, o que quer dizer que não somente a estrutura textual, a gramática e coerência do conteúdo são avaliadas. Para a professora Tanay, é momento de valorizar os conhecimentos assistidos nas aulas de disciplinas diversas, como história, geografia, filosofia e até mesmo biologia ou matemática.
— Todos nós somos feitos de muita bagagem de conhecimento, e tudo isso pode virar insumo para a redação. Basta nós sabermos explicar e vincular as informações ao tema que foi solicitado. Tudo vira informação desde que saibamos explicar.
Continua depois da publicidade
Para isso, estruture seu texto da redação em:
- Introdução, apresentando o tema proposto;
- Desenvolvimento, expondo seus argumentos e trazendo exemplos, dados e conhecimentos variados; e
- Conclusão, propondo uma intervenção que resolva o problema.
Assim como a preparação para as demais áreas do conhecimento, é importante também praticar a redação antes da prova. Escreva a partir de temas de edições anteriores e busque feedbacks construtivos. Com preparação e estratégia você terá muito mais confiança para garantir um bom desempenho.