Vinte e cinco mil pessoas passaram pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis durante os 17 dias do evento encerrado ontem.

Continua depois da publicidade

O espetáculo final, Crianceiras, trouxe o músico Márcio Camillo, autor de versões musicadas para poemas de Manoel de Barros, homenageado do evento, para o palco do Teatro Pedro Ivo. Antes do show foram divulgados os vencedores da mostra competitiva. Entre 72 filmes, dois foram escolhidos, um pelo público adulto e um pelas crianças.

Os mais velhos elegeram o baiano Sonhos, de Haroldo Borges. No filme um menino deixa de ir à escola e se descobre apaixonado por uma adolescente que trabalha no circo. Os adultos deram menção honrosa a Encantadores de Histórias, de Raquel Piantino, animação do Distrito Federal inspirada em As Mil e uma Noites.

Já os pequenos se encantaram com o curta paulista A História dos Meninos que Andavam de Noite, de Flávio Barone, narrativa sobre aventura e amizade cheia de suspense que envolve a descoberta de segredos nas sombras de um sítio.

Continua depois da publicidade

Do público de 25 mil pessoas, mesmo número do ano passado, 17 mil passaram pelo Teatro Pedro Ivo. Outras 7,5 mil foram alunos que receberam a Mostra Itinerante em escolas da Grande Florianópolis.

O evento agora segue por todo o Estado, com filmes exibidos e discutidos em inúmeras cidades catarinenses até outubro. A expectativa é que o público total chegue a 100 mil pessoas.

Filmes que Voam

Para quem quer ver filmes em casa, a mostra lançou este ano o site Filmes que Voam. Ele compila produções de edições passadas da mostra, alguns deles adaptados para deficientes visuais e auditivos. Segundo o diretor de cinema Chico Faganello, presente na abertura do evento, a iniciativa é inédita no Brasil.

Continua depois da publicidade

Confira em filmesquevoam.com.br

Educação

Esse ano a mostra debateu a educação infantil com a exibição de documentários e a presença de diretores. Confira entrevistas em clic.sc/mostra-infantil.