Cerca de 600 olhares de profissionais e amadores documentaram a biodiversidade de Florianópolis nas últimas três semanas. A ação integra a segunda Maratona Fotográfica Ambiental, promovida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e o Centro de Educação e Cidadania Ambiental (Ceca) em comemoração à Semana de Conscientização Ambiental.

Continua depois da publicidade

Foram mais de 500 fotografias na categoria Instagram, 60 na amador e 20 na profissional. Um júri técnico selecionou as melhores imagens que foram votadas pelos internautas ontem no site do Diário Catarinense. O vencedor na categoria profissional ganha uma diária no Plaza Hotel Caldas da Imperatriz. Na categoria amador, o prêmio é um curso de fotografia básico com profissionais do DC. Já o vencedor da categoria Instagram fará um mergulho autônomo de batismo na Ilha do Arvoredo com a empresa Água Viva Mergulho.

Com o tema Florianópolis, Nossa Natureza, Nossa Identidade, o concurso estimula a vivência com as áreas verdes. A programação da Semana de Conscientização Ambiental termina nesta sexta-feira. Confira no site.

INSTAGRAM

Continua depois da publicidade

Foto: Naiana Klein Rech

Com 52,82% dos votos, a estudante de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Naiana Klein Rech, 22 anos, ganhou o concurso na categoria Instagram. O registro foi feito em maio no Parque Ecológico do Córrego Grande, onde costuma passear e fazer piqueniques.

– Sempre via os macaquinhos nas árvores, mas naquele dia eles estavam bem perto das pessoas. Então esperei um pouco e fiz a foto – diz a estudante, que nunca havia participado de um concurso.

AMADOR

Foto: Alan Patric de Faria

O massoterapeuta Alan Patric de Faria mora na Barra da Lagoa, em Florianópolis, e foi com um registro do bairro que ele conquistou o primeiro lugar na categoria amador. Com a fotografia intitulada Barra da Lagoa, ele conquistou 42,22% dos votos. O contraste do céu azul e das árvores dá o toque especial ao registro.

Continua depois da publicidade

PROFISSIONAL

Foto: Carolina Becker Peçanha

Com a fotografia Contemplação, a cientista social e fotógrafa Carolina Becker Peçanha, 25 anos, foi a vencedora na categoria profissional. Ela conquistou 42,73% dos votos no site do Diário Catarinense com o registro da Lagoa da Conceição, que exalta as belezas naturais da região onde ela mora. Carolina procura sempre um ângulo diferente, sob um olhar curioso:

– Vejo muita relação da fotografia com a antropologia.